Chuva mata 97 pessoas em Santa Catarina; veja mapa da tragédia
da Folha Online
A Defesa Civil Estadual de Santa Catarina anunciou na manhã desta quinta-feira que as águas das chuvas baixaram e as equipes de resgate conseguiram acesso a todos os municípios que estavam isolados. A chuva já matou 97 e 19 permanecem desaparecidos. Oito cidades estavam isoladas e mais de 100 mil pessoas estavam ilhadas.
Dez cidades decretaram situação de calamidade: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo, Pomerode, Luís Alves, Itajaí e Rodeio. A cidade de Blumenau --uma das mais afetadas pelas chuvas-- também decretou situação de calamidade, segundo a prefeitura.
Confira abaixo mapa do Estado, local onde aconteceram as mortes e desagrigados e desalojados.
| Editoria de Arte/Folha Imagem | ||
![]() |
O número de pessoas que tiveram de deixar suas casas chega a 78.656. Segundo o órgão, deste total, 27.404 estão desabrigados, ou seja, dependem de abrigos do poder público, e 51.252 estão desalojados --devem ficar hospedados nas casas de familiares ou amigos.
Doações
A Defesa Civil de Santa Catarina pediu doações de água potável, médicos voluntários e dinheiro aos municípios atingidos pelas chuvas. Com acessos interditados, há, no entanto, dificuldade para a entrega dos materiais. Com isso, a Defesa Civil Estadual pede que os interessados priorizem as doações em dinheiro nas contas bancárias.
A água poderá ser entregue na Defesa Civil dos municípios, além dos órgãos de segurança do governo estadual, como polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.
Hospitais do Estado pediram também ajuda de médicos voluntários, como é o caso do Santo Antônio, em Blumenau, que precisa de um oftalmologista. Medicamentos para atender 50 mil pessoas foram enviados pelo Ministério da Saúde.
A Defesa Civil informou três contas bancárias para receber doações para compra de mantimentos. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas seguintes contas:
- Banco do Brasil - Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7;
- Besc - Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0;
- Bradesco Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
Em nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57
Leia mais
- Lula pede para UNE organizar caravanas de ajuda às vítimas da enchente de SC
- Ocupações irregulares são a principal causa de mortes em SC
- Tamanduá morre em região alagada de SC; animais buscam refúgios
- Famílias temem saques e se dividem para vigiar casas em Blumenau (SC)
- Em loja alagada de Itajaí (SC), saqueadores levam de tudo
- 24 pessoas são presas em Itajaí após saques
- Debaixo de chuva, até grávidas enfrentam fila para mantimento
- Equipes trabalham para resgatar 19 desaparecidos; 97 morrem em Santa Catarina
- Cães farejadores ajudam bombeiros em resgate em SC
- Saques a lojas preocupam comerciantes em Itajaí (SC)
- Defesa Civil revê números e confirma 97 mortes em Santa Catarina
- Grávida se abriga em casa de vizinha após ter residência inundada em Gaspar (SC)
- Chuva dobra demanda por transfusões em Blumenau (SC); estoques de sangue caem
- Volta às aulas depende da diminuição dos níveis de água em Santa Catarina
- Morador de Blumenau distribui água de cachoeira para vítimas das chuvas
- Polícia de SC prende 20 pessoas suspeitas de saquearem mercado em Itajaí (SC)
- Chuvas em Santa Catarina voltam a derrubar barreiras e prejudicam 18 rodovias
- Lula se diz impressionado com dimensão da tragédia causada pela chuva em SC
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre os estragos causados pela chuva
- Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
avalie fechar
avalie fechar
Eu passei 15 dias de férias em Florianópolis, Sc, e região, no final de ano.
O que pude observar é que este ano, houve um número bem menor de turistas, em relação aos outros anos.
Em minha opinião, faltou por parte da administração pública de Sc, uma maior divulgação na mídia do Brasil inteiro, informando a todos que o Estado encontrava-se apto a receber turistas, como nos outros anos.
É uma pena, já que grande parte da arrecadação do Estado, imagino eu, depende do Turismo, e essa parcela poderia ser importante para a reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas.
Espero que em 2009, haja uma maior preocupação da parte pública com o Estado, e isso vale para o Brasil inteiro, para que oportunidades como esta não passem desapercebidas.
Abraço a todos!
Diego
avalie fechar