Publicidade

Cotidiano
28/11/2008 - 10h06

Especialistas avaliam regiões atingidas pela chuva em SC; 99 morrem

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

Técnicos em geologia fazem nesta sexta-feira a avaliação do solo dos municípios atingidos pelas chuvas em Santa Catarina. Os especialistas dos IPT (Institutos de Pesquisas Tecnológicas) realizam vistorias em Jaraguá do Sul, Luiz Alves e Blumenau.

De acordo com o governo do Estado, Blumenau já contava com a presença de técnicos desde quarta-feira (26), por ser considerada uma das regiões mais prejudicadas. "Lá é um caso crítico, pois a quantidade de moradias afetadas é muito grande e reconstruir nestes locais será um problema maior ainda", explica o técnico civil Luiz Antônio Gomes. Ele ainda acrescenta que 60% das áreas visitadas estão em risco iminente e, de acordo com Gomes, dificilmente serão ocupadas novamente.

Vítimas de Santa Catarina precisam de ajuda; veja a relação de postos
VIDEO: "Tem pessoas da família que não sabemos se estão vivas", relata morador
AUDIO: Médico fica ilhado por três dias em hospital de SC e relata drama causado pela chuva
VIDEO: "Estradas viraram rios e a terra desceu como lava de vulcão", diz morador

Allan Santin/Folha Online
Chuvas danificaram estradas, que ficaram com muitos buracos e trechos soterrados; motoristas enfrentam lentidão nas rodovias
Chuvas danificaram estradas, que ficaram com muitos buracos e trechos soterrados; motoristas enfrentam lentidão nas rodovias

Na noite de quinta-feira, a Defesa Civil divulgou um alerta à população para o risco de novos desabamentos nos próximos dias, devido a queda do nível das águas que tomam muitas cidades de Santa Catarina.

De acordo com Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), à medida que as águas das chuvas começam a baixar, as pedras das encostas tendem a se solta, provocando novos deslizamentos. O instituto também destaca que o relevo íngreme da região favorece os novos deslizamentos.

Doze cidades estão em situação de calamidade pública, de acordo com o decreto do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). São eles: Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Camboriú, Gaspar, Ilhota, Itajaí, Itapoá, Luis Alves, Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio. O decreto, assinado na quarta-feira (26) e divulgado nesta quinta-feira (27), vale por 180 dias.

Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil do Estado, 51.297 moradores estão desalojados e 27.410 desabrigados. O número de mortos é de 99 e 19 pessoas estão desaparecidas.

Doação

As vítimas das chuvas que atingem Santa Catarina estão alojadas em abrigos públicos, mas há falta de água potável, médicos voluntários, alimentos e artigos de higiene, entre outros. Diversas entidades estão realizando campanhas de arrecadação para auxiliar as vítimas.

As doações em dinheiro para as vítimas chegavam a R$ 2,02 milhões até a noite desta quinta-feira, segundo informações do governo do Estado. As doações foram feitas ao Fundo Estadual da Defesa Civil, que abriu contas correntes (veja como ajudar) para a arrecadação em auxílio aos atingidos.

Parte da população que teve suas casas inundadas começa a voltar para os imóveis para iniciar o trabalho de limpeza. O cenário é de um rastro de lama, sujeira e destruição, dentro e fora das casas.

Relatos

Fernando Donasci/Folha Imagem
Vítimas das chuvas de Volta por Cima, comunidade entre Ilhota e Itajai, em Santa Catarina, levam alimentos a parentes isolados
Vítimas das chuvas de Volta por Cima, comunidade entre Ilhota e Itajai, em Santa Catarina, levam alimentos a parentes isolados

A destruição atinge várias cidades e mudou a rotina de centenas de milhares de moradores do Estado. Um deles é publicitário Rui Fontoura, 31, morador de Blumenau. "As ruas estão sujas. Blumenau não é assim. Em qualquer lugar que se olhe existe uma marca do castigo que foi infligido à cidade. Um muro caiu ali. Aquele barranco não era assim. Aqui tinha uma casa", escreve ele em seu relato à Folha Online.

Relato Schmitt

Comentários dos leitores
carmem santos (16) 22/11/2009 11h17
carmem santos (16) 22/11/2009 11h17
eu como brasileira, agora com vergonha de ser,quero fazer uma critica a esse lula que air estar querendo aterrorisar nosso pais fazendo e pior trazendo esse presidente do irã pra car..o que ele quer com isso ?será possivel que esse luda não vai para de apoiar esse tipo de pessas terroristas,que mata as pessoas sem dor nem piedade,seria bom se com ele vinhece um homem bomba e quando entrase no planalto acionace o relogio quando tivese todos junto...para de apoiar bandido vai apoiar seu pove que estar morrendo afogado,nas balas perdidas,na secas do nordeste....e vc. só quer aparecer pra esse cara.....se liga cara...o brasil é de paz. sem opinião
avalie fechar
Rodrigo França (1) 10/09/2009 23h45
Rodrigo França (1) 10/09/2009 23h45
SC foi atingida pelas chuvas no segundo ano em regiões distintas e na mesma época, no outono. Em 2008 foram Itajaí e Blumenau e agora, região do extremo-oeste.
A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
sem opinião
avalie fechar
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
Santa CAtarina virou uma calamidade, os entes públicos deixaram a desejar, faltou é criatividade, no meio de tanta desgraça, teriam eles que motivar os turistas. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (409)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca