Prefeitura alerta para falsos pedidos de doações para vítimas em Blumenau (SC)
ALLAN SANTIN
Colaboração para a Folha Online, em Santa Catarina
Pessoas têm se aproveitado da tragédia causada pela chuva em Santa Catarina para fazer passar trotes com pedidos de ajuda às vítimas em Blumenau. O alerta foi feito pela prefeitura, que recomenda à população desconfiar de pessoas que ligam em busca de doações em dinheiro para a Defesa Civil.
Algumas teriam se identificado como funcionários da prefeitura e até um motoboy participaria da ação, para recolher o dinheiro no portão da casa dos doadores.
Vítimas de Santa Catarina precisam de ajuda; veja a relação de postos
Em segundos, avalanche destrói uma casa em Santa Catarina
Nunca vi algo como isso", afirma moradora de Blumenau (SC)
Em Itajaí (SC), homem abriga 21 pessoas em sua própria casa
Segundo a administração municipal, os interessados em doar devem procurar postos ou contas correntes oficiais.
A internet também se tornou local fértil para os mal intencionados. De acordo com Jaime Avendano, do setor de Comunicação da prefeitura, já foram investigadas denúncias sobre e-mails dando previsões de fortes chuvas na região, como sendo alertas da Defesa Civil. As pessoas acabam passando adiante informações erradas e pedidos falsos de doações por acreditar que estão ajudando.
Tragédia
Em todo o Estado de Santa Catarina, a Defesa Civil contabiliza 99 mortes causadas pela chuva. Há desaparecidos, e mais de 78 mil pessoas foram obrigadas a sair de suas casas.
Em Blumenau, segundo balanço divulgado pela prefeitura por volta das 12h desta sexta, 23 pessoas morreram e 25 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas na cidade --4.842 estão em abrigos públicos.
O fornecimento de energia elétrica foi 75% normalizado e o de água, 40%, afirma a administração municipal.
Leia mais
- Prefeito de Blumenau (SC) avalia construir loteamentos para desabrigados
- Em segundos, avalanche destrói uma casa em Santa Catarina
- Nunca vi algo como isso", afirma moradora de Blumenau (SC)
- Em Itajaí (SC), homem abriga 21 pessoas em sua própria casa
- Especialistas avaliam regiões atingidas pela chuva em SC; 99 morrem
- "Moro aqui há 36 anos e nunca vi algo como isso", afirma moradora de Blumenau (SC)
- Painel da Folha: Apenas uma das 18 emendas de SC destina recursos para combater enchentes
- Viúva de caminhoneiro soterrado em Florianópolis diz ter perdido perspectiva de vida
- Crise e chuvas em SC fazem governo adiar anúncio de meta de exportação em 2009
- Governo de SC decreta estado de calamidade pública em 12 cidades; Estado está de luto
- Radioamadores tentam restabelecer comunicação em Luiz Alves (SC)
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a chuva em Santa Catarina
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
avalie fechar
avalie fechar