Publicidade

Cotidiano
30/11/2008 - 16h13

"Abrigo-modelo" de Blumenau tem nutricionista e camisinhas

Publicidade

ALLAN SANTIN
colaboração para a Folha Online, em Santa Catarina

Após serem obrigadas a saírem de suas casas por conta das enchentes que atingiram a cidade nos últimos dias, cerca de 40 famílias estão vivendo temporariamente na Escola Básica Municipal Vidal Ramos, no bairro do Vorstadt, em Blumenau. No local, mais de 400 pessoas recebem apoio da Defesa Civil e de voluntários, como dentistas, psicólogos e nutricionista.

O maior abrigo da cidade conta com a distribuição de preservativos e anticoncepcionais. Segundo o sargento Nilson César, responsável pelo local, mesmo com a distribuição de preservativos, é preciso manter o respeito no abrigo. "Tem crianças por aqui", afirma.

Ao todo, a cidade conta com 58 locais como este montados para receber moradores de áreas que desmoronaram ou de imóveis que correm o risco de desabar.

O que diferencia o abrigo Vidal Ramos é o título informal de "abrigo-modelo". Experiências como o uso de fitas de pulso para coibir a entrada de estranhos devem ser expandidas para outros abrigos, que ainda não contam com a mesma estrutura e organização.

No total, 20 pessoas entre civis e militares ajudam a organizar o trabalho, que conta ainda com pastores e padres.

Um grupo de mulheres usa a área de refeições para fazer tricô. Tênis de mesa, futebol, teatro, desenhos e outras atividades ocupam o tempo das crianças. Um grupo de teatro ajuda a entreter as pessoas.

Mesmo com toda a estrutura, os atritos são inevitáveis e acontecem em áreas comuns, como os corredores das salas de aulas ocupadas, nos banheiros e na área do ginásio, que também serve de casa para famílias pequenas ou que possuam muitos móveis.

Comentários dos leitores
carmem santos (16) 22/11/2009 11h17
carmem santos (16) 22/11/2009 11h17
eu como brasileira, agora com vergonha de ser,quero fazer uma critica a esse lula que air estar querendo aterrorisar nosso pais fazendo e pior trazendo esse presidente do irã pra car..o que ele quer com isso ?será possivel que esse luda não vai para de apoiar esse tipo de pessas terroristas,que mata as pessoas sem dor nem piedade,seria bom se com ele vinhece um homem bomba e quando entrase no planalto acionace o relogio quando tivese todos junto...para de apoiar bandido vai apoiar seu pove que estar morrendo afogado,nas balas perdidas,na secas do nordeste....e vc. só quer aparecer pra esse cara.....se liga cara...o brasil é de paz. sem opinião
avalie fechar
Rodrigo França (1) 10/09/2009 23h45
Rodrigo França (1) 10/09/2009 23h45
SC foi atingida pelas chuvas no segundo ano em regiões distintas e na mesma época, no outono. Em 2008 foram Itajaí e Blumenau e agora, região do extremo-oeste.
A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
sem opinião
avalie fechar
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
Santa CAtarina virou uma calamidade, os entes públicos deixaram a desejar, faltou é criatividade, no meio de tanta desgraça, teriam eles que motivar os turistas. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (409)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca