Ocupação irregular não causou deslizamentos, diz governador de SC
GUILHERME REED
colaboração para a Folha Online
O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), esteve presente no show "SOS Santa Catarina", que ocorreu hoje no Anhembi, em São Paulo.
Silveira não acredita que os os deslizamentos estejam relacionados com ocupações irregulares. "Não é um fenômeno de habitação irregular, os deslizamentos ocorreram em regiões de alta densidade de vegetação. O que é incrível é que os desmoronamentos ocorreram em áreas de mata virgem", enfatiza Silveira.
O problema, para ele, é o nível fora do normal das chuvas que atingiram o Estado. "Desabaram casas de classe A. A grande enchente de 1983 em Blumenau fez as pessoas optarem por terrenos mais altos, que não eram considerados como áreas de risco. Houve chuva durante quatro meses".
Apoio
Na apresentação do evento, o governador José Serra (PSDB) confirmou que a ajuda fornecida por São Paulo a Santa Catarina continuará.
"A campanha vai prosseguir porque os problemas vão se renovando. Nós estamos dispostos a ajudar com o governo federal e outros Estados", diz Serra.
- Novos desmoronamentos ocorrem em Blumenau (SC)
- Número de mortes em Santa Catarina sobe para 114
- "Blumenau terá que ser reconstruída", afirma prefeito
- Após catástrofe, cidades viram "lixões a céu aberto"
- Ação em catástrofe nos EUA foi mais eficaz que em SC
Ele afirmou que, em um primeiro momento, o Estado enviou policiais militares e bombeiros especializados em resgate, três helicópteros, técnicos do IPT (Instituto Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo) e de geologia. Também houve fornecimento de água, comida, cobertores.
Também presente no show, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) admitiu a possibilidade de uma visita aos locais mais atingidos pela chuva no Estado de Santa Catarina.
Leia mais
- Blumenau tem dez suspeitas de leptospirose
- Lula sobrevoa áreas alagadas em SC e alerta para riscos de doenças
- Lula se diz impressionado com dimensão da tragédia causada pela chuva em SC
- Campanha no PR arrecada 150 toneladas de doações para vítimas em Santa Catarina
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre estragos causados pela chuva
- Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina
Livraria


A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
avalie fechar
avalie fechar
Eu passei 15 dias de férias em Florianópolis, Sc, e região, no final de ano.
O que pude observar é que este ano, houve um número bem menor de turistas, em relação aos outros anos.
Em minha opinião, faltou por parte da administração pública de Sc, uma maior divulgação na mídia do Brasil inteiro, informando a todos que o Estado encontrava-se apto a receber turistas, como nos outros anos.
É uma pena, já que grande parte da arrecadação do Estado, imagino eu, depende do Turismo, e essa parcela poderia ser importante para a reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas.
Espero que em 2009, haja uma maior preocupação da parte pública com o Estado, e isso vale para o Brasil inteiro, para que oportunidades como esta não passem desapercebidas.
Abraço a todos!
Diego
avalie fechar