Defesa Civil alerta para chuva forte em 14 Estados e DF; alerta vale para SC
da Folha Online
A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, emitiu um alerta nesta segunda-feira às defesas civis sobre a possibilidade de chuvas fortes atingirem os Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Bahia, Piauí, Amazonas, Tocantins, Acre, Rondônia, Pará e Distrito Federal. As chuvas podem ocorrer entre hoje e amanhã (2).
O deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral da região Sul nesta segunda-feira provoca áreas de instabilidade e causam pancadas de chuva no litoral sul, na Grande Florianópolis, no litoral norte e na região do Vale do Itajaí --uma das áreas mais atingidas pelas chuvas em Santa Catarina.
Pode chover forte também em grande parte do Rio Grande do Sul, onde há risco de temporais isolados, descargas elétricas e rajadas de vento. O mesmo ocorre em grande parte do Espírito Santo --Estado que também sofre com as chuvas das últimas semanas-- e em Minas.
A Sedec alerta também para os riscos de deslizamentos nas áreas de encostas e morros, onde as chuvas deixam os solos encharcados e aumentam a probabilidade de novos deslizes. O órgão também orienta a população a evitar áreas de alagamentos e lugares sem proteção contra raios.
Os alertas preventivos são baseados nas informações do Cptec (Centro de Previsão e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Leia mais
- Bombeiro atingido por deslizamento de terra continua internado em Itajaí (SC)
- Meteorologia mantém alerta para áreas de Santa Catarina; 114 morrem devido às chuvas
- Governo admite exportação abaixo da meta devido a chuvas em SC e crise
- Hospital de campanha vai priorizar casos encaminhados por unidades de saúde em SC
- Deslizamentos ainda dificultam distribuição de energia elétrica em SC
Livraria
- Livro explica causas e as conseqüências do AQUECIMENTO GLOBAL no BRASIL
- Atlas mapeia as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS no planeta e mostra como enfrentá-las
Especial


A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
avalie fechar
avalie fechar
Eu passei 15 dias de férias em Florianópolis, Sc, e região, no final de ano.
O que pude observar é que este ano, houve um número bem menor de turistas, em relação aos outros anos.
Em minha opinião, faltou por parte da administração pública de Sc, uma maior divulgação na mídia do Brasil inteiro, informando a todos que o Estado encontrava-se apto a receber turistas, como nos outros anos.
É uma pena, já que grande parte da arrecadação do Estado, imagino eu, depende do Turismo, e essa parcela poderia ser importante para a reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas.
Espero que em 2009, haja uma maior preocupação da parte pública com o Estado, e isso vale para o Brasil inteiro, para que oportunidades como esta não passem desapercebidas.
Abraço a todos!
Diego
avalie fechar