Publicidade

Cotidiano
01/12/2008 - 19h11

Sobe para 7.300 o número de desalojados no RJ por causa de chuvas

Publicidade

LUISA BELCHIOR
colaboração para a Folha Online, no Rio

Ao menos 7.300 pessoas estão desalojadas no Estado do Rio de Janeiro por causa das chuvas que atingem municípios fluminense há três semanas, segundo estimativa da Defesa Civil Estadual. As informações foram divulgadas na tarde desta segunda-feira pelo órgão, que informou ainda que outros 2.713 moradores estão desabrigados, ou seja, devem ficar em abrigos do poder público.

O número de vítimas das chuvas, que era de 2.869 até domingo (30), aumentou após voltar a chover na madrugada desta segunda-feira em Campos dos Goytacazes (norte fluminense), um dos mais afetados por deslizamentos e enchentes. Até a tarde de hoje, 2.000 casas corriam risco de ser atingidas por deslizamentos de terra no município, segundo levantamento da Defesa Civil.

No fim de semana, o chamado "caveirão do ar", helicóptero blindado recentemente comprado pela polícia do Rio, foi utilizado para auxiliar nos trabalhos de resgate das vítimas na cidade e envio de medicamentos.

A chuva que atinge municípios do Rio já deixou ao menos três pessoas mortas nas últimas três semanas, uma delas no município de Volta Redonda (sul fluminense) e outras duas em Rio Bonito (Baixada Litorânea), onde 80 pessoas estão desabrigadas e 1.350 estão desalojadas. Em Rio Bonito, 151 casas foram destruídas e 144 sofreram danos.

Rio Bonito está em estado de emergência, assim como os municípios de de Caperebus (norte fluminense), Silva Jardim (Baixada Litorânea), Paracambi (Baixada Fluminense) e Barra do Piraí (sul).

Voluntários

A Defesa Civil de Rio Bonito convoca voluntários para apoiar os trabalhos enquanto a cidade estiver em situação de emergência. Médicos, enfermeiros, técnicos, telefonistas e demais interessados em auxiliar voluntariamente podem procurar a Defesa Civil municipal --no centro de Rio Bonito.

Doações

As pessoas que quiserem ajudar as vítimas dos temporais podem fazer as doações na conta corrente que aberta pela Prefeitura de Rio Bonito:

-Banco do Brasil
Agência 0627-0
Conta corrente - 15602-7

Segundo a prefeitura, as vítimas das chuvas precisam de doações de roupas de cama, roupas para crianças, alimentos, leite em pó e colchão. Além disso, o estoque de sangue da cidade está baixo. As doações podem ser feitas nos seguintes locais:

- Niterói - Faculdade Plínio Leite - Avenida Visconde do Rio Branco, 123 - Centro

- Itaboraí - Secretaria de Desenvolvimento Social - Rua João Caetano, nº 94 - Centro

- Tanguá - Defesa Civil Municipal - Rua Vereador Manoel de Macedo, nº 680 - Centro

- São Gonçalo - Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Rua Getúlio Vargas, 1196, Barro Vermelho

- Rio Bonito - Igreja de São João Batista, Igreja Batista, Ciep Professor Honesto de Almeida Carvalho, na Praça Cruzeiro

- Secretaria de Bem Estar Social - Rua Felício de Souza Brandão, nº 47 - Centro.

Comentários dos leitores
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
Santa CAtarina virou uma calamidade, os entes públicos deixaram a desejar, faltou é criatividade, no meio de tanta desgraça, teriam eles que motivar os turistas. 1 opinião
avalie fechar
Diego Vezaro (1) 13/01/2009 12h29
Diego Vezaro (1) 13/01/2009 12h29
Olá meu nome é Diego.
Eu passei 15 dias de férias em Florianópolis, Sc, e região, no final de ano.
O que pude observar é que este ano, houve um número bem menor de turistas, em relação aos outros anos.
Em minha opinião, faltou por parte da administração pública de Sc, uma maior divulgação na mídia do Brasil inteiro, informando a todos que o Estado encontrava-se apto a receber turistas, como nos outros anos.
É uma pena, já que grande parte da arrecadação do Estado, imagino eu, depende do Turismo, e essa parcela poderia ser importante para a reconstrução das áreas atingidas pelas chuvas.
Espero que em 2009, haja uma maior preocupação da parte pública com o Estado, e isso vale para o Brasil inteiro, para que oportunidades como esta não passem desapercebidas.
Abraço a todos!
Diego
7 opiniões
avalie fechar
Cristiane de Brito Gois (1) 06/01/2009 15h38
Cristiane de Brito Gois (1) 06/01/2009 15h38
Os meios de comunicação são muito importantes pra todos nós, mas acho que toda informação deve ser avaliada qual a melhor forma a ser passada.
Passei 15 dias em Florianópolis e não aconteceu nada por lá, mesmo quando houve a inundação em Itajaí e outros bairros, minha irmã mora lá e eles não foram afetados de foram nenhuma. Fui de carro, as estradas estão perfeitas e não houve desmoronamento nas pistas, isto ocorreu no sentido SC-RS.
Falar que convidar turistas para lá é colocar mais pessoas em perigo é um comentário que só deve ser dado quando realmente tem a plena certeza do que se está falando. Quando informam que Santa Catarina está em estado de alerta, se diz que todo o estado, todos os bairros estão em dificuldades, o que NÃO é verdade, Floripa e outras praias que estão no continente e não na ilha continuam lindas e ótimas para passear e para obeservar o lugar lindo e maravilhoso que é SC.
Acho só que devemos primeiro averiguar até que ponto a notícia e precisa. Do resto pessoal podem ir que vcs não vão se arrepender de ver as 146 praias e cachoeiras e trilhas que existem por lá.
41 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (407)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca