Publicidade

Cotidiano
02/12/2008 - 19h36

Psicólogos auxiliam na recuperação das vítimas das chuvas em SC

Publicidade

da Folha Online

A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), vinculada ao ministério da Integração Nacional, enviou neste domingo (30) à Santa Catarina uma psicóloga especialista em emergências e desastres. Daniela Lopes deverá coordenar os trabalhos dos profissionais do CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Estado no atendimento às vítimas das chuvas.

Fernando Donasci-29.nov.08/Folha Imagem
Fila de desabrigados esperam para receber comida e colchões da Defesa Civil em Itajai; ao menos 69 mil ficaram desalojados em SC
Fila de desabrigados esperam para receber comida e colchões da Defesa Civil em Itajai; ao menos 69 mil ficaram desalojados em SC

De acordo com balanço divulgado na noite desta terça-feira pela Defesa Civil, ao menos 69.114 continuam desalojadas ou desabrigadas e 116 pessoas morreram. Segundo o órgão, as chuvas afetaram 1,5 milhão de pessoas e 31 continuam desaparecidas.

A profissional integrará as equipes de instituições de emergências e secretarias de Estado convocadas pela Defesa Civil Estadual para ajudar na recuperação das pessoas afetadas.

Segundo a Sedec, os psicólogos deverão auxiliar inicialmente as pessoas que permanecem em abrigos --21.219 pessoas, de acordo com a Defesa Civil. Conforme informações do órgão, ao menos 47.895 continuam desalojados, ou seja, ficam hospedados nas casas de familiares e amigos.

Comentários dos leitores
carmem santos (16) 22/11/2009 11h17
carmem santos (16) 22/11/2009 11h17
eu como brasileira, agora com vergonha de ser,quero fazer uma critica a esse lula que air estar querendo aterrorisar nosso pais fazendo e pior trazendo esse presidente do irã pra car..o que ele quer com isso ?será possivel que esse luda não vai para de apoiar esse tipo de pessas terroristas,que mata as pessoas sem dor nem piedade,seria bom se com ele vinhece um homem bomba e quando entrase no planalto acionace o relogio quando tivese todos junto...para de apoiar bandido vai apoiar seu pove que estar morrendo afogado,nas balas perdidas,na secas do nordeste....e vc. só quer aparecer pra esse cara.....se liga cara...o brasil é de paz. sem opinião
avalie fechar
Rodrigo França (1) 10/09/2009 23h45
Rodrigo França (1) 10/09/2009 23h45
SC foi atingida pelas chuvas no segundo ano em regiões distintas e na mesma época, no outono. Em 2008 foram Itajaí e Blumenau e agora, região do extremo-oeste.
A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
sem opinião
avalie fechar
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
Santa CAtarina virou uma calamidade, os entes públicos deixaram a desejar, faltou é criatividade, no meio de tanta desgraça, teriam eles que motivar os turistas. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (409)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca