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Após enchentes, Porto de Itajaí (SC) funciona em regime emergencial
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da Agência Brasil
da Folha Online
O Porto de Itajaí voltou a funcionar neste domingo (7), em regime emergencial, após as tempestades e enchentes que atingiram o estado de Santa Catarina.
No regime emergencial o porto recebe navios de pequeno porte, conhecidos como "navios feeder", que precisam de pouca profundidade para operar. A capacidade dos navios feeder é, aproximadamente, um terço da apresentada pelos navios que normalmente operam no terminal portuário.
As embarcações vão movimentar as cargas de exportação que ficaram paradas em Itajaí com as cheias. O escoamento será feito via porto de Santos, de onde vão chegar, 292 containeres vazios. De início, 45 containeres cheios seguirão para o terminal portuário paulista, segundo a superintendência do Porto de Itajaí.
A Secretaria de Portos deve anunciar nessa semana o vencedor da licitação para a dragagem do porto e os trabalhos devem demorar pelo menos 60 dias. A dragagem e as obras de recuperação dos berços vão usar os R$ 350 milhões liberados por meio da Medida Provisória 448, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao local no último dia 26.
De acordo com superintendência do Porto de Itajaí, a economia nacional perde cerca de US$ 35 milhões por dia com a desativação do terminal portuário.
Recuperação
A reconstrução do porto de Itajaí, uma das cidades mais devastadas pelas chuvas em Santa Catarina, deve começar ainda este ano. O aumento do nível da água do rio Itajaí destruiu integralmente o berço 1, e parcialmente os berços 2 e 3. Apenas o berço de número 4 tem condições de entrar em operação.
De acordo com a superintendência do Porto, a construção do berço zero --privado--, prevista para ser finalizada no início de 2009, deve ser acelerada e ao menos 200 funcionários já trabalham para que o berço seja finalizado antes do final de 2008.
Com a finalização do berço zero e a recuperação do berço 4 --previsto para voltar a funcionar até a próxima semana-- o porto irá recuperar 80% da sua capacidade de movimentação de cargas.
Dragagem
A prioridade para a recuperação do Porto de Itajaí é a dragagem de 3.800.000 m3 de lama e entulho depositados no rio. Para tanto, serão necessárias dragas especiais --inexistentes da região.
Os deslizamentos de terra alteraram a profundidade do canal do rio Itajaí, impedindo a entrada de navios de grande porte no porto. Antes dos deslizamentos, a profundidade média do canal do rio era de 11,5 metros. Hoje, a profundidade média registrada é de 5,5 metros.
O Porto de Itajaí é responsável por cerca de 14.000 empregos diretos.
James Tavares - 26.nov.2008/Secom | ||
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