Sindicância do Exército irá investigar furto de doações em Santa Catarina
da Agência Folha
da Folha Online
O comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, disse que os militares que atuam no apoio à Defesa Civil de Santa Catarina são orientados diariamente sobre a conduta adequada na missão. O comandante afirma que o Exército deverá concluir em 20 dias a sindicância aberta para investigar a participação dos militares no furto de doações às vítimas da enchente.
Um grupo de voluntários e soldados do Exército foi flagrado furtando donativos do Pavilhão 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau, onde funciona um posto de arrecadações da Defesa Civil de Santa Catarina. As imagens foram exibidas na noite de domingo (14) pela emissora de televisão RBSTV.
| Fernando Donasci/Folha Imagem |
![]() |
| Flagelados de Itajaí (SC) recebem doações de diversos Estados brasileiros; 128 morreram e 26 permanecem desaparecidos |
Pafiadache afirmou que os 13 homens envolvidos serão ouvidos e poderão ser alvo de um inquérito policial militar. O grupo é formado por soldados, cabos e um sargento. O Exército, porém, não divulgou o nome dos acusados.
Já a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, responsável pelo setor do centro de distribuição em que foram feitas as gravações, afirmou ontem que desativará o espaço que utiliza na Vila Germânica.
Sem voluntários
O responsável pela pasta, o secretário Paulo Roberto França, disse que o local não possui a infra-estrutura adequada para ser utilizado como centro logístico. O governo do Estado pretende contratar uma empresa terceirizada para realizar o trabalho em outro local, que ainda não foi definido.
De acordo com ele, a falta de um local na vila para carga e descarga dos caminhões facilita a entrada de pessoas que querem desviar produtos. A Vila Germânica é utilizada para o armazenamento de doações que a Defesa Civil do Estado recebe de todo o país. De lá, os produtos são transferidos para vítimas de Blumenau, Ilhota, Gaspar, Luís Alves e Pomerode.
| Marina Andrade-26.nov.2008/Folha Online |
![]() |
| Pessoas se arriscam em imóvel destruído pelas chuvas na tentativa de recuperar objetos na cidade de Blumenau, Santa Catarina |
França disse que o governo estadual realizou ontem a contratação emergencial de uma equipe que organizará o trabalho no centro de distribuição enquanto outro local não for encontrado. Antes, o trabalho era feito por voluntários, o que, para ele, facilitava o desvio.
Segundo o diretor da Defesa Civil estadual, major Márcio Luiz Alves, que coordena os centros que recebem doações, há um controle do transporte e da armazenagem dos produtos, mas não é possível controlar o trabalho de todos os envolvidos na triagem.
"Quando há um desastre, é difícil trabalhar. Existem voluntários, e voluntários. Se a pessoa que avisou a imprensa tivesse nos procurado, teríamos prendido os envolvidos. Consideramos um crime de furto como qualquer outro", afirmou o major Alves.
Difícil controlar
O diretor da Defesa Civil estadual também afirmou que é possível que ocorreram ou que ocorrerão furtos semelhantes. Por se tratar de um volume muito grande de donativos e haver muita gente envolvida, é difícil ter um controle absoluto, ainda de acordo com ele.
Há outros sete centros de distribuição no Estado, que não devem ter a rotina alterada. Em Florianópolis, no entanto, os trabalhos já são feitos por uma empresa terceirizada.
(GUSTAVO HENNEMANN e PABLO SOLANO)
Leia mais
- Soldados e voluntários são flagrados furtando doações para vítimas das chuvas em Blumenau (SC)
- Defesa Civil interdita 108 casas em Itajaí (SC)
- Defesa Civil alerta para chuvas fortes em SP, SC e outros 6 Estados
- Santa Catarina confirma 81 casos de leptospirose; 128 morrem devido à chuva
- Alerta contra deslizamentos é mantido em SC; 128 morrem em desastre
- Mais um corpo é localizado em Santa Catarina; número de mortes chega a 128
- Doações para as vítimas de Santa Catarina somam mais de R$ 24 milhões
Leia mais
- Dois morrem em operação da Polícia Civil do Rio na Rocinha
- Menino de 12 anos é apreendido pela nona vez suspeito de furtar carro em SP
Especial
- Leia cobertura completa sobre a chuva em Santa Catarina
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
- Confira o índice UV
- Leia sobre o tempo na Folha Online
Livraria





avalie fechar
A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
avalie fechar
avalie fechar