Situação nos aeroportos é tranqüila, diz Anac; 14,4% dos vôos no país estão com atraso
colaboração para a Folha Online
da Agência Brasil
Atualizado às 14h43.
A Infraero (estatal que administra os aeroportos no país) registrou em balanço divulgado às 14h desta quarta-feira atrasos em 14,4% dos vôos programados. Da 0h às 14h, das 1074 partidas, 155 saíram com atraso igual ou superior a 30 minutos.
A Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) divulgou nota nesta véspera de Natal em que caracteriza a situação dos aeroportos como "tranqüila". O órgão disse que o índice de atraso está próximo dos menores registrados neste ano e que o alto número de cancelamentos se deve a um "reajuste na malha aérea das companhias".
Ontem (23), a agência notificou a Gol a regularizar o atendimento aos passageiros. Caso os atrasos persistam, o órgão ameaça cortar vôos da companhia, convocada pela agência para a sexta-feira.
Do total de vôos em atraso, 70 (45,1%) eram de aviões da Gol. A empresa operou da 0h às 14h 328 vôos. Ou seja, um em cada cinco vôos da empresa saíram com atrasos. Em nota a empresa só contabiliza a quantidade de atrasos registrada na última hora --e não o cumulativo-- e informou que a situação está dentro da normalidade.
A Gol informou ontem que os atrasos de vôos registrados ontem foram reflexo dos problemas registrados no final de semana e que já estão solucionados. Em nota oficial, a empresa disse que seus vôos operavam "praticamente dentro da normalidade" na tarde de ontem.
A empresa também foi notificada de forma preventiva pelo Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) pelos atrasos registrados em seus vôos. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a Gol enviou esclarecimentos ontem à noite sobre a notificação. A resposta da companhia será analisada e a conclusão deve ser divulgada em alguns dias.
Saiba o que fazer se você teve um vôo atrasado ou cancelado.
Atrasos
O terminal que concentra maior número de atrasos é o de Guarulhos (Grande São Paulo), com 29 partidas fora do horário (24,8% de 117). O aeroporto de Brasília registrou atrasos em 22 dos 84 vôos programados --o equivalente a 26,2% do total. O Tom Jobim, no Rio, teve 16 atrasos (17,2% dos 93). O Santos Dumont e Congonhas só registraram um atraso cada.
Leia mais
- Chuvas deixam 53 cidades em estado de emergência em Minas; 13 pessoas morrem
- Homem morre em explosão de carro em Santos (SP)
Especial
- Leia mais sobre atrasos em vôos
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
- Escolha um destino para viajar no site de turismo da Folha Online
Livraria

