Sobe para 15 o número de mortes causadas pelas chuvas em Minas
Colaboração para a Folha Online
A Defesa Civil de Minas informou na manhã deste sábado que o número de mortes causadas pelas chuvas que atingem o Estado subiu de 13 para 15. As últimas mortes confirmadas foram de duas crianças no município de Muriaé (MG).
Segundo informações do da Defesa Civil, um desabamento aconteceu na noite de sexta-feira (26) e provocou a queda de um barraco onde estavam as crianças, na rua liga Muglia, no bairro Aeroporto.
| Guilherme Rampazzo/Leitor |
|
| Enchentes atingem Cataguases (MG), cidade que ficou isolada devido às chuvas |
Quatro pessoas estavam na casa e ficaram soterradas. As duas crianças --Carlos Adeilton do Carmo Júnior, 3, e outra ainda não identificada-- morreram no local e outras duas pessoas ficaram feridas. Márcia Aparecida de Oliveira e Rayssa de Souza Ferreira foram encaminhadas ao hospital São Paulo e não correm risco de morrer.
Em Santa Catarina, as chuvas já deixaram 136 mortos e seis pessoas continuam desaparecidas, segundo a Defesa Civil estadual. O último balanço também apontava que 32.853 pessoas permanecem fora de suas casas, sendo 5.617 desabrigados --estão em abrigos públicos-- e outros 27.236 desalojados --estão em casa de parentes e amigos.
Estado
A Defesa Civil de Minas afirmou que 53 cidades em todo o Estado estão em estado de emergência devido às chuvas que atingem a região. Além disso, 56.668 pessoas estão desalojadas e outras 5.994 permanecem desabrigadas, ou seja, estão em casa de parentes e amigos.
Ainda segundo a Defesa Civil, além do deslizamento em Muriaé, também foi registrado nos últimos dias enchentes no município de Caeté, causando danos a cerca de 40 residências.
Segundo o órgão, as chuvas fortes que atingiram a cidade no natal fizeram o ribeirão Caeté e o córrego Pedra Branca transbordarem. Três pontes foram destruídas e 300 pessoas foram afetadas.
Auxílio às vítimas
| Guilherme Rampazzo-17.dez.2008/Leitor |
|
| Chuvas inundam Cataguases; 53 municípios estão em situação de emergência em MG |
Nesta semana, o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), anunciou que os moradores de municípios em estado de emergência terão os prazos para pagamento de contas de água, luz e esgoto estendidos em 60 dias.
O anúncio faz parte de uma série de medidas adotadas para auxiliar as vítimas das chuvas e incluem a criação do Fundese Solidário (Programa Emergencial de Socorro a Empresas e Cooperativas com Empreendimentos Afetados por Chuvas Intensas), para auxiliar a micro, pequenas e médias empresas e cooperativas que tiveram danos causados pelas chuvas.
"Essa linha de crédito começará com R$ 30 milhões, podendo chegar até R$ 50 milhões, com carência de até seis meses para o início do pagamento, que ocorrerá em até três anos e com juros de apenas 6% ao ano", explicou o governador.
As empresas interessadas no financiamento deverão entrar em contato com a BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais) até o dia 30 de abril de 2009.
Leia mais
- Sobe para 136 o número de mortos pela chuva em SC; 6 estão desaparecidos
- Chuvas deixam 53 cidades em estado de emergência em Minas; 13 pessoas morrem
- Número de desalojados devido às chuvas no Rio sobe para mais de 54 mil
Leia mais
- Vôos da Gol correspondem a metade dos atrasos registrados no país
- Bombeiros procuram crianças desaparecidas em córrego na leste de SP
- Carro que disputava racha capota, atinge moto e fere 2 na Dutra
Especial
- Leia o que há em nossos arquivos sobre chuvas em Minas
- Leia cobertura completa sobre a chuva em SC
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria




