Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2009 - 05h49

Chuvas deixam 11 cidades sob emergência em SC

Publicidade

da Folha Online

Onze cidades declararam estado de emergência em Santa Catarina devido às chuvas que atingem o sul do Estado desde o fim de semana. Ao todo, 18 cidades foram afetadas e 2.212 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, de acordo com a Defesa Civil.

Leia cobertura completa sobre a chuva em SC

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a BR-101 continua interditada do km 404, na divisa com Maracajá, até o km 412, em Araranguá, devido ao excesso de água na pista. Com a previsão de sol para os próximos dias a tendência é que as águas baixem e a situação comece a se normalizar no decorrer desta semana, informou a Defesa Civil.

Dionatan Daniel Giusti-04.jan.2009/leitor
Chuvas atingem Araranguá (SC) e interrompem tráfego na BR-101; 18 cidades registraram estragos e há novos desalojados
Chuvas atingem Araranguá (SC) e interrompem tráfego na BR-101; 18 cidades registraram estragos e há novos desalojados

Os municípios em situação de emergência são Araranguá, Criciúma, Forquilhinhas, Jacinto Machado, Turvo, Nova Veneza, Içara, Ermo, Lauro Müller, Siderópolis e Meleiro. Também foram afetados pelas chuvas, mas não decretaram emergência Urussanga, Timbé do Sul, Tubarão, Jaguaruna, Laguna, São Martinho e Praia Grande.

A cidade de Meleiro é uma das mais afetadas, com danos em lavouras, galpões e casas. Ao menos 22 residências foram danificadas e quatro prédios públicos. No total, foram afetadas 6.998 pessoas no município. Cerca de 80 estão desalojadas.

Em Nova Veneza, a chuva danificou o sistema de abastecimento de água, energia, transporte e comunicação. Ao menos 24 imóveis sofreram danos, deixando 160 pessoas desalojadas e 36 desabrigadas.

Os deslizamentos de terra que atingiram Laguna, devido às chuvas, provocaram o deslizamento de uma rocha sobre a BR-101, próximo à ponte Cabeçudas, provocando um acidente e lentidão. Na divisa entre Capivari de Baixo e Laguna, há uma lâmina de água sobre a pista de aproximadamente 50 centímetros e extensão de 5 km.

Previsão de chuvas

Segundo a Defesa Civil, o litoral sul foi a região mais afetada pelas chuvas, onde os acumulados foram superiores a 100 mm, chegando a 309,3 mm (da milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado) em Timbé do Sul nas últimas 48 horas.

Segundo a Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) o tempo ainda fica instável no litoral neste domingo, com variação de nuvens e chuva fraca em alguns momentos. O nível dos rios se mantém estável e elevado devido ao mar grosso no litoral com ressaca, diminuindo a partir de hoje.

Comentários dos leitores
carmem santos (16) 22/11/2009 11h17
carmem santos (16) 22/11/2009 11h17
eu como brasileira, agora com vergonha de ser,quero fazer uma critica a esse lula que air estar querendo aterrorisar nosso pais fazendo e pior trazendo esse presidente do irã pra car..o que ele quer com isso ?será possivel que esse luda não vai para de apoiar esse tipo de pessas terroristas,que mata as pessoas sem dor nem piedade,seria bom se com ele vinhece um homem bomba e quando entrase no planalto acionace o relogio quando tivese todos junto...para de apoiar bandido vai apoiar seu pove que estar morrendo afogado,nas balas perdidas,na secas do nordeste....e vc. só quer aparecer pra esse cara.....se liga cara...o brasil é de paz. sem opinião
avalie fechar
Rodrigo França (1) 10/09/2009 23h45
Rodrigo França (1) 10/09/2009 23h45
SC foi atingida pelas chuvas no segundo ano em regiões distintas e na mesma época, no outono. Em 2008 foram Itajaí e Blumenau e agora, região do extremo-oeste.
A maior dificuldade está em reconstruir a estrutura como, energia para hospitais, agroindústrias e saúde sanitária nas cidades afetadas.
Além dos subsídios e contribuições, a prevenção releva a atenção em abastecer almoxarifados com materiais, geradores, vacinas e recursos nessas regiões.
O prejuízo nas indústrias, estradas e porto de Itajaí, produção agrícola, reflete na economia do turismo em Florianópolis, Balneário Camboriú e Porto Belo, região onde se concentram a praias visitadas no verão.
A BR 101 está quase toda duplicada, verão a economia do litoral aquece como o clima.
sem opinião
avalie fechar
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
fernando carlos (1) 13/01/2009 15h20
Santa CAtarina virou uma calamidade, os entes públicos deixaram a desejar, faltou é criatividade, no meio de tanta desgraça, teriam eles que motivar os turistas. 4 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (409)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página