Publicidade

Cotidiano
09/01/2009 - 21h13

Blumenau proíbe volta a áreas de deslizamento até abril

Publicidade

PABLO SOLANO
da Agência Folha

Os moradores das 87 áreas de risco em Blumenau não poderão retornar para suas moradias até o início de abril, de acordo com decreto assinado nesta semana pelo prefeito João Paulo Kleinübing (DEM).

Leia a cobertura completa sobre as chuvas em Santa Catarina

A prefeitura espera que o decreto contenha a ansiedade das 2.137 pessoas abrigadas na cidade sobre quando poderão retornar. Um grupo de moradores do bairro Velha Grande realizou na terça-feira um protesto para reivindicar obras de recuperação nas áreas afetadas.

Devido às chuvas em novembro, a cidade chegou a ter 22 mil desabrigados e desalojados. Morreram 24 pessoas no município, de 293 mil habitantes.

Marina Andrade-26.nov.2008/Folha Online
Pessoas se arriscam em imóvel destruído pelas chuvas na tentativa de recuperar objetos na cidade de Blumenau, Santa Catarina
Pessoas se arriscam em imóvel destruído pelas chuvas na tentativa de recuperar objetos na cidade de Blumenau, Santa Catarina

O secretário de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri, afirma que as ligações clandestinas de energia elétrica serão cortadas para desestimular a presença das pessoas nas áreas de risco. Como a maioria das áreas são ocupações irregulares, a prefeitura acredita que a medida terá resultado.

Também estão proibidas obras de reparo nos serviços de água e energia. A prefeitura também não realizará a retirada de entulhos e nem a desobstrução das áreas de risco.

Concluído o prazo do decreto, as áreas só poderão ser liberadas após novas análises de geólogos. A definição dos 87 locais foi feita com base em relatório do Centro de Apoio Científico em Desastres da Universidade Federal do Paraná.

O diretor do órgão, Renato Eugenio de Lima, afirma que as encostas deverão sofrer movimentações até o final da temporada de chuvas, em abril, e que, por isso, a volta dos moradores é inadequada.

Mesmo com as avaliações da Defesa Civil de que novos deslizamentos podem ocorrer, parte das moradias sob risco já foi reocupada pelos moradores.

A realização de obras em toda a cidade também sofrerá restrições no período. As atividades de terraplanagem estão proibidas até abril e a Secretaria de Obras não vai analisar projetos de reforma e construção de imóveis dentro de um prazo de 45 dias.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca