Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2009 - 21h41

Arcebispo diz que Lula deveria procurar teólogos para se expressar com conhecimento

Publicidade

RENATA BAPTISTA
da Agência Folha, em Recife

O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, rebateu hoje as críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre sua decisão de excomungar os envolvidos --a mãe e os médicos que realizaram o procedimento-- no aborto da menina de nove anos.

O arcebispo disse que Lula deveria procurar assessoria teológica para falar com mais propriedade sobre o tema.

Lula disse que o arcebispo foi conservador e defendeu os médicos. "Não é possível permitir que uma menina estuprada pelo padrasto tenha esse filho. Até porque a menina corria risco de morte. Nesse aspecto, a medicina está mais correta que a igreja", disse o presidente.

Dom José Cardoso Sobrinho voltou a afirmar neste sábado que os excomungados podem deixar essa condição após se arrependerem e serem absolvidos em confissão.

Ontem, dom José declarou à reportagem que o aborto é mais grave que o estupro, e por isso a Igreja Católica condena o primeiro caso com a excomunhão automática.

A menina de nove anos, que estava com cerca de quatro meses de gravidez de gêmeos, está em um abrigo em local não divulgado com a mãe. O padrasto dela confessou na semana passada ter abusado sexualmente da menina e da irmã dela, de 14 anos, havia cerca de três anos, em Alagoinha (230 km de Recife). Ele está preso desde o dia 27 em Pesqueira, cidade vizinha ao município.

Comentários dos leitores
Luiz U Fernandes Fernandes (11) 24/03/2009 10h05
Luiz U Fernandes Fernandes (11) 24/03/2009 10h05
Sr.Mateus de Salles Penteado,
Fé não se discute, citando Kardek 'Fé inabalavel é somente aquela, que encara face a face a razão em qualquer época da humanidade'. Dar trela aos ateus esclarecidos é compreensivo, mas não ligue para comentários insolentes que pretendem ridicularizar os que creêm.
4 opiniões
avalie fechar
Arcelino Pereira (8) 23/03/2009 14h06
Arcelino Pereira (8) 23/03/2009 14h06
Sr Mateus de Salles Penteado,
Por favor, não me faça rir novamente. Dizer que a maioria dos cientistas acredita em deus... aí já é demais. Cientistas se baseiam em provas, e não em crenças. Continuo afirmando que as religiões se baseiam em fatos históricos escritos do "disse que me disse". Bom... não vou ficar dando "murro em ponta de faca", discutindo com pessoas que só se baseiam em crenças.
Abraços... e passar bem !
5 opiniões
avalie fechar
Mateus de Salles Penteado (4) 23/03/2009 08h48
Mateus de Salles Penteado (4) 23/03/2009 08h48
Sr. Arcelino Pereira, o dicionário diz que o verbo "banir" é sinônimo de "expulsar", "eliminar", "abolir", "proibir que se continue a fazer parte da sociedade". E o sr. havia afirmado que as religiões deviam ser "banidas". Portanto, não me diga que não entendi seu post. Sua posição, além de intolerante, não é científica e sim ideológica. E ideologia não é ciência. Em vez de rir, o sr. deveria conhecer mais o cristianismo, a fim de não equipará-lo com fábulas como duendes e unicórnios. O cristianismo é uma fé em testemunhos históricos sobre fatos reais. O sr. pode ou não acreditar neles - e respeito isso - mas, por favor, não me diga que crer é irracional. De resto, a maioria dos cientistas crê em Deus. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (313)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página