Com policiamento, ciclistas evitam tirar a roupa na "pedalada pelada" em SP
RAPHAEL HAKIME
colaboração para a Folha Online
Atualizado às 16h00.
Cerca de 40 policiais militares acompanham os ciclistas que participam da "World Naked Bike", a chamada "Pedalada Pelada", que começou por volta das 14h deste sábado na avenida Paulista, em São Paulo. Apesar do lema "nus, é como nos sentimos pedalando nesta cidade", os ciclistas evitaram tirar a roupa no início da passeata e, até às 14h30, prosseguiam seminus.
| Mastrangelo Reino/Folha Imagem |
![]() |
| Com a PM, ciclistas evitam tirar a roupa na pedalada "nua" que acontece hoje em São Paulo; concentração na Praça do Ciclista |
Por volta das 15h30, cerca de 15 ciclistas que participavam da pedalada tiraram as roupas e posaram para os fotógrafos que acompanhavam o evento. Após a sessão de fotos --realizada em frente ao Monumento às Bandeiras, próximo ao parque do Ibirapuera (zona sul)--, no entanto, os manifestantes se vestiram e prosseguiram seminus. Não houve confronto com a PM e ninguém foi preso.
Em 2008, quando ocorreu a primeira edição da pedalada, um ciclista foi preso após ficar totalmente nu. Um dos participantes desta edição, o técnico de informática Gustavo Pahri, 20, admitiu sentir receio em tirar a roupa "porque tem muitos policiais".
Diante do grande número de PMs, um dos manifestantes --que se identificou apenas como JP, 22--, reclama que a polícia "pegou pesado" no ano passado. Já o major da PM José Antonio Senaubar, disse à Folha Online que a atuação da polícia visa apenas garantir a segurança dos participantes e evitar acidentes.
Cautelosos, os homens seguem de sunga e as mulheres de biquíni pela avenida Paulista, ocupando três faixas da Paulista, sentido Paraíso. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), os motoristas que trafegam pela via enfrentam lentidão a partir da a rua da Consolação até o Masp (Museu de Arte de São Paulo; av. Paulista, 1.578)
| Mastrangelo Reino/Folha Imagem |
![]() |
| "nus, é como nos sentimos pedalando nesta cidade" é um dos slogans da pedalada |
Segundo os organizadores, o objetivo da pedalada é chamar a atenção para a "falta de respeito" com os ciclistas na cidade. Para o comunicador visual Cesar Miranda Alves, 41, a ideia de tirar a roupa é uma forma a mais de chamar alertar os motoristas.
"É uma manifestação sadia, não nada demais", afirmou o ciclista, que soube da manifestação pela mídia e decidiu participar pela primeira vez este ano.
Além de seminus, os ciclistas pintaram os corpos com tinta e usam máscaras brancas. A palavra "respeito" estampa também diversas bicicletas dos manifestantes, decoradas com bexigas.
Acidente
Logo no começo da pedalada, um dos ciclistas foi atingido por um carro que passava pela avenida Paulista. Apesar do susto, o ciclista não se feriu e prosseguiu a pedalada.
Leia mais sobre a pedalada
Leia outras notícias da editoria de Cotidiano
- Instituto prevê tempo nublado e chuvas isoladas em SP neste sábado
- Homem que roubou avião que caiu Goiânia (GO) já havia ameaçado matar a família
- Termina sequestro em padaria no Vale do Paraíba (SP)
- PM apreende 52 máquinas de caça-níqueis em bingo clandestino na Liberdade, em SP
Especial
- Confira o índice UV
- Leia sobre o tempo na Folha Online
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria




