Publicidade

Cotidiano
15/03/2009 - 00h00

Sobe para 21 o número de casos de morte por dengue na Bahia

Publicidade

colaboração para a Folha Online

Subiu para 21 o número de casos confirmados de pessoas que morreram vítimas de dengue no Estado da Bahia, de acordo com o último boletim divulgado neste sábado pela Secretaria Estadual de Saúde. Outros 26 casos de óbito são investigados.

Ao todo, foram registrados 5 casos em Porto Seguro, 5 em Itabuna, 2 em Jequié, 3 em Salvador e um caso foi registrado nos municípios de Itabela, Ibirataia, Itapetininga, Floresta Azul, Simões Filho e Ubaiataba.

Na última sexta-feira (13) mais de 70 novos leitos hospitalares foram entregues para o atendimento dos pacientes com dengue no município de Itabuna e outros 80 leitos serão disponibilizados nos próximos 60 dias, além de 150 novos equipamentos para atender os pacientes.

Até o final de fevereiro, foram notificados 15.395 casos na Bahia, o que representa um aumento de 208% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Ministério Público Estadual decidiu abrir um inquérito civil nos municípios com grande número de casos registrados. O objetivo da ação é apurar se os gestores das cidades afetadas estão cumprindo as metas e ações preventivas estabelecidas pelo governo do Estado.

"A epidemia não surpreende, ela acontece porque não foram cumpridas as metas. Vamos apurar se houve negligência das gestões locais no cumprimento dessas metas e ações", disse a promotora de Justiça e coordenadora do Grupo de Defesa da Saúde do Ministério Público Estadual, Itana Viana, em Itabuna.

O grande aumento nos casos de dengue levou o governo da Bahia a decretar situação de emergência em sete municípios na última semana. As cidades são: Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Jacobina, Jequié e Porto Seguro.

Prevenção

A Justiça de Salvador (BA) autorizou que agentes público entrem em imóveis abandonados ou, simplesmente fechados, para combater possíveis focos de procriação do mosquito responsável pela transmissão da dengue.

A decisão foi tomada pelo juiz Everaldo Cardoso de Amorim, da 8º Vara da Fazenda Pública e deve entrar em vigor ainda no mês de março, segundo a secretaria de saúde de Salvador.

"É necessário presteza como também disposição para enfrentar uma situação de grande perigo para comunidade, e se não adotadas as medidas de imediato, inclusive com a concessão da autorização pretendida, é impossível calcular-se a extensão do resultado danoso", afirmou o juiz.

A Secretaria Municipal da Saúde estima que 1.233 imóveis estão fechados ou abandonados na cidade.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca