Publicidade

Cotidiano
17/04/2009 - 13h04

Conselho decide suspender propaganda do Doritos após pedido de associação de gays

Publicidade

da Folha Online

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu suspender a campanha do salgadinho Doritos, da Elma Chips, após avaliar pedido da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). A associação argumentava que a campanha "Doritos YMCA" disseminava "preconceito com roupagem bem-humorada".

A decisão foi tomada quinta-feira (16), por maioria de votos, durante reunião plenária do Conselho de Ética do Conar. Nesta sexta, a PepsiCo, proprietária da marca Elma Chips, informou que recorrerá.

Reprodução
Um dos filmes da campanha mostra um grupo de amigos em um carro ouvindo a canção "YMCA", do grupo Village People
Um dos filmes da campanha mostra um grupo de amigos em um carro ouvindo a canção "YMCA", do grupo Village People

"A decisão do Conar foi resultado de uma votação de 7 contra 5, o que demonstra claramente que o assunto divide opiniões", afirmou a PepsiCo em nota.

Segundo a empresa, o comercial já havia sido retirado do ar durante o processo de análise pelo Conar.

Polêmica

O comercial mostrava um grupo de quatro amigos em um carro ouvindo a canção "YMCA", do grupo Village People, quando um deles começa a dançar a coreografia da música. Ao final do vídeo, um pacote de Doritos tampa o rosto do jovem e uma voz de fundo diz: "Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divida Doritos".

"A propaganda diz que a gente tem que se guardar. É ofensivo e mostra que a gente tem que se assumir cada vez mais. Não ficar enrustido para não prejudicar os amigos", disse Toni Reis, presidente da ABGLT, em março, quando o pedido de suspensão foi encaminhado ao Conar.

Na ocasião, a PepsiCo afirmou, também por meio de nota, que "nunca aceitaria o risco de veicular qualquer mensagem discriminatória, muito menos ofensiva a qualquer público, e desrespeitar os homossexuais seria inaceitável tanto para a Pepsico quanto para sua agência de propaganda, a AlmapBBDO".

p(tagline). LÍVIA MARRA, editora de Cotidiano da Folha Online. Com Agência Folha

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca