Publicidade

Cotidiano
06/05/2009 - 22h50

Bahia tem 5.000 novos casos de dengue em quatro semanas

Publicidade

da Agência Brasil

Em apenas quatro semanas, a Bahia registrou um acréscimo de 5.000 novos casos de dengue no Estado, segundo a Divep (Diretoria de Vigilância Epidemiológica). Até o dia 25 de abril, já tinham sido notificados 60 mil casos da doença no Estado.

Para controlar o aumento da doença nos municípios --principalmente em Jequié, Itabuna, Porto Seguro, Ilhéus e Salvador, os mais afetados pela dengue-- foram deslocadas equipes de vigilância para estas regiões com o objetivo de dar apoio às ações de combate ao mosquito transmissor.

Além disso, foi intensificado o uso de inseticidas, capacitação de profissionais e a distribuição de material informativo para a população.

Segundo a técnica da coordenadoria de agravos da Divep, Isabel Xavier, o número de leitos existentes nos hospitais e postos de saúde não são suficientes para atender à demanda. "Nos municípios de Jequié, Itabuna e Ilhéus aumentamos o número de leitos e construímos tendas próximas aos postos de saúde para dar um suporte e agilizar os atendimentos dos pacientes", disse.

Nos municípios em que a doença começou a apresentar sinais de aumento, a Secretaria de Saúde formou grupos de força tarefa para dar suporte à população e tentar minimizar a situação.

Isabel afirma que mesmo com a quantidade de casos no Estado --a maior registrada desde 1997-- a perspectiva é de que com a chegada das chuvas a temperatura possa diminuir e os índices da doença também.

Mortes

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na última segunda-feira (4) pela Divep, foram registrados também 416 casos graves e 49 mortes. Ainda há 56 casos em investigação, sendo que 84% dos municípios da Bahia foram afetados.

Devido ao excesso de trabalho, o Hospital de Base de Itabuna funcionou na segunda-feira, durante duas horas, com 30% da sua capacidade. Os funcionários pararam as atividades para reivindicar melhores salários. Na terça-feira (5), os funcionários entraram em acordo com a Secretaria de Saúde do município e suspenderam a paralisação.

Segundo Isabel, os técnicos do município estão esgotados e que, desde dezembro, eles trabalham em ritmo intenso. "Acredito que a secretaria tenha negociado com eles. Porque uma greve nesse momento criaria um caos", ressalta.

Comentários dos leitores
Sidney Souza (24) 24/11/2009 19h50
Sidney Souza (24) 24/11/2009 19h50
Com tanto imposto que o povo brasileiro paga, a nossa saúde pública está uma draga, enquanto nossos deputados e senadores enchem seus bolsos de dinheiro, a população sofre com essa doença.
POLÍTICOS CORRUPTOS.
NÃO AGUENTO MAIS PAGAR TANTO IMPODTO.
sem opinião
avalie fechar
gerson ticianel (32) 20/08/2009 19h54
gerson ticianel (32) 20/08/2009 19h54
é o pt. é o governo petista. é o modo do pt governar. celso daniel que o diga. sem opinião
avalie fechar
domingos fonseca (2) 16/06/2009 16h00
domingos fonseca (2) 16/06/2009 16h00
O Brasil esta prerarado para enfrentar a pandemia de gripe suina? de acordo com o ministerio da saude sim, meus amigos não se iludam, nem para dengue estamos preparados cujo vetor é um mosquito que seria muito mais facil ou menos dificil controlar sorte nossa que a gripe não e tão violenta como parecia senão seria uma vassourada por aqui 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (344)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca