Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2009 - 09h14

Estados Unidos examinam visto de brasileiros com sintomas de gripe suína

Publicidade

LARISSA GUIMARÃES
da Folha de S.Paulo, em Brasília
VINÍCIUS QUEIROZ GALVÃO
da Folha de S.Paulo

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou que já restringe o atendimento a pessoas que apresentem sintomas de gripe, tanto brasileiros quanto cidadãos americanos.

Quem for à embaixada ou aos consulados para pedir visto ou outros serviços terá de passar por uma "inspeção". Se for verificado que apresenta sintomas de gripe, será pedido adiamento de "suas solicitações até que sua condição de saúde melhore", segundo a embaixada.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou a medida: "É um disparate". A medida foi tomada, de acordo com a representação diplomática, por conta da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, que já atingiu o Brasil.

A embaixada americana adotou a prática desde a última terça, antes da confirmação dos primeiros casos no Brasil. Apesar da medida, o órgão informou que não houve recusa de atendimento até agora.

"Estamos adotando precauções para proteger a saúde dos nossos funcionários e das pessoas que solicitam vistos. Essas são precauções normais para evitar a transmissão de qualquer tipo de doença contagiosa em áreas onde se reúnem muitas pessoas", declarou a representação, por e-mail.

Os quatro consulados americanos no país levam ao menos uma semana para processar os pedidos de visto, o que, na prática, faz com que o turista que eventualmente esteja doente no dia da entrevista já tenha se recuperado quando for viajar.

Entre os casos confirmados no Brasil, três pacientes estiveram no México, dois viajaram para os EUA e um outro contraiu a doença de um amigo no Rio. Ontem, os EUA passaram o México em número de infectados, com 1.639 casos em 43 dos 50 Estados, contra 1.204 doentes mexicanos.

A embaixada americana mantém atendimento em consulados --São Paulo, Rio e Recife--, além de Brasília. Só em São Paulo são atendidas, em média, cerca de 1.500 pessoas por dia.

Em nota, a embaixada americana pediu que as pessoas que apresentem sintomas de gripe reagendem sua entrevista para visto "assim que estiverem livres de tais sintomas".

A embaixada, no entanto, não detalha como é feita a inspeção -se é realizada por um médico ou por algum outro funcionário. "Cada solicitação de visto é analisada por seu mérito individual e processada de acordo com as leis de imigração dos EUA. Essa decisão será feita caso a caso", informou.

Questionado, o Ministério das Relações Exteriores não se pronunciou sobre o assunto. Não informou nem se aplicará o princípio da reciprocidade para cidadãos americanos que pedem visto nos consulados brasileiros nos EUA.

Para o infectologista Juvêncio Furtado, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, a decisão da embaixada americana de inspecionar pessoas é discriminatória.

Comentários dos leitores
Caro eduardo de souza,
A vacina contra o vírus Influenza A (H1N1) foi testada antes de ser utilizada na população e, aqui no Brasil, ela é aprovada pela Anvisa. Seus efeitos colaterais possíveis, até o momento, são: dor no local da aplicação da injeção, febre, dor de cabeça ou nos músculos e articulações. Esses sintomas costumam ser leves e duram 1 ou 2 dias. Raramente, podem ocorrer reações alérgicas como inchaços, asma ou alguma reação mais forte, por conta de hipersensibilidade aos componentes da vacina.
Mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
sem opinião
avalie fechar
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
eduardo de souza (635) 02/02/2010 02h12
Centenas de casos de "NERVO MORTAL", uma paralisia dos nervos, estão sendo associados aos que tomaram a vacina. Entre esses casos, a confirmação de que foi mesmo a vacina foi oficializado. "Esses casos são raros" tem afirmado o governo do Eua e os laboratorios que as produziram.
Mais da metade dos médicos N. Amer. não tomaram a vacina "MEDO DE EFEITOS COLATERAIS".
Aos que aqui voriferam os "benefícios" da vacina, estejam a vontade, podem tomá-la, alguns laboratórios estão a procura de "voluntários". :0)
1 opinião
avalie fechar
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
hugo chavez (310) 01/02/2010 21h39
O silêncio do "Ministério da Saúde" frente às minhas colocações sobre as investigções mundiais em face de supostas irregularidades no episódio "pandemia de gripe suína" deixa algo no ar e cada um pode interpretar como quiser. Claro que tudo isto ocorre numa esfera muito acima do próprio Minsitério e tb, bem além do Governo brasileiro. Só os "donos do mundo" que elaboraram mais este "projeto" para o Mundo, podem esclarecer a questão. Afinal, alguns governos parecem ter sido vítimas, junto com a população mundial, destes "eventos mal esclarecidos". Para os que se perguntam se devem tomar a vacina, é bom refletir sobre tudo isto e decidir conforme a conveniência pessoal. Eu apóio as outras vacinas e as utilizo, mas, "gripe suína' e de outras "grifes", não me enganam. A "grande mídia" deveria investigar isto mais a fundo ou não? Sei lá né rsrs. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6467)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página