Candidato a policial civil em SP terá vida investigada
da Folha Online
Portaria publicada na edição da última segunda-feira (18) no "Diário Oficial" estabelece que o candidato a uma vaga na Polícia Civil de São Paulo seja submetido a uma investigação de caráter "ético-social", segundo reportagem publicada na edição desta quinta-feira pela Folha (íntregra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Segundo o texto assinado pelos jornalistas Mario Cesar Carvalho e José Ernesto Credendio, se necessário, serão feitas investigações de campo quando se constatar que o candidato tem eventuais incompatibilidades com a carreira.
Entre outras investigações, será avaliado se o candidato tem desvio de personalidade e inadimplência.
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, afirmou em entrevista que a corrupção policial incita crime e defendeu uma "cruzada" para moralizar a polícia paulista.
Recurso
Para especialistas em direito constitucional, a medida fecha o cerco contra infiltração de grupos criminosos na corporação, entretanto, apresenta critérios subjetivos.
As brechas para eventuais ações de recurso --em caso de alguém não ser admitido-- envolvem desvio de personalidade, relações sociais incompatíveis, inadimplência e uso de álcool.



avalie fechar