Brasil tem 20 casos confirmados de gripe suína, diz Ministério da Saúde
da Folha Online
Subiu para 20 o número de casos confirmados de gripe suína --influenza A (H1N1)-- no Brasil, segundo informou o Ministério da Saúde no final da tarde deste sábado. O órgão acompanha 19 casos de suspeita da doença em dez Estados.
Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba o que o mundo faz para se prevenir
Vai viajar? Conheça as recomendações
Os casos confirmados hoje são dois em Santa Catarina, um em São Paulo e outro no Tocantins.
Os infectados com a doença estão distribuídos em São Paulo (8), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (4), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1). Para todos os casos, são realizadas busca e monitoramento de todas as pessoas que mantiveram contato próximo com esses pacientes.
De acordo com o Ministério da Saúde, os novos casos confirmados de São Paulo e Tocantins foram contaminados nos Estados Unidos. Já os dois pacientes de Santa Catarina foram contaminados no Brasil. Eles contraíram a doença de um paciente que veio dos Estados Unidos.
Até hoje, são seis os casos detectados de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos com pacientes vindos do exterior. De acordo com o ministério, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus H1N1.
Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (5), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (3), Distrito Federal (2), Minas Gerais (1), Rondônia (1), Alagoas (1), Bahia (1), Goiás (1) e Roraima (1).
Outros 17 casos estão em monitoramento em 9 Estados. O número de casos descartados até hoje é de 346, segundo o ministério.
Neste sábado, 57 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
| Arte/Folha Online | ||
![]() |
||
| Mapa casos confirmados gripe suína Brasil 30/05/2009 |
Leia mais sobre gripe suína
- Sobe para 19 o número de casos suspeitos da gripe suína no país
- Sobe para 11 o número de casos de gripe suína na Guatemala
- São Paulo confirma 7º caso de gripe suína no Estado; total no Brasil soma 16
- Governo confirma novo caso de gripe suína no Brasil; total soma 15
Leia outras notícias da editoria de cotidiano
- Incêndio em Maringá (PR) destrói parte de depósito de algodão
- Motorista embriagado atropela quatro pessoas em ponto de ônibus em Limeira (SP)
- Menino morre carbonizado em incêndio no interior de São Paulo
Especial




O Ministério da Saúde, brevemente, lançará nos veículos de comunicação campanhas sobre Influenza A (H1N1).
Preocupamo-nos em manter a população bem informada, em virtude disso estamos à disposição nas redes sociais para responder quaisquer dúvidas e no Portal da Saúde (www.saude.gov.br) há informações e orientações sobre a doença para os cidadãos.
Ainda temos casos de Influenza no Brasil, mas em números reduzidos.
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde
avalie fechar
Vou tocar de novo no mesmo ponto. Onde estão as propagandas sobre a gripe?
Muita gente acredita que a gripe acabou. Alertar e informar é o mínimo que se pode fazer. E vou repetir mais uma vez:
Não adianta colocar as propagandas quando a 2 onda começar, o povo precisa de tempo para se adaptar aos hábitos necessários para prevenir a gripe. É preciso começar agora!
avalie fechar
Tais informações você encontra no Informe Epidemiológico Influenza Pandêmica (H1N1) 2009 - Edição 11 - Dezembro de 2009. O link de acesso é este: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/boletim_influenza_se_47.pdf.
Para mais informações:
fernanda.scavacini@saude.gov.br
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde
avalie fechar