Publicidade

Cotidiano
03/06/2009 - 04h46

França diz que destroços encontrados no Atlântico são de Airbus

Publicidade

da Folha Online

O Exército francês confirmou nesta quarta-feira que não há mais dúvidas de que os destroços encontrados no Atlântico são do avião da Air France desaparecido na noite de domingo (31), com 228 pessoas a bordo. Partes metálicas foram achadas nesta terça pela Aeronáutica brasileira, em uma área a aproximadamente 400 milhas (cerca de 740 km) de Fernando de Noronha (PE).

Christophe Prazuck, porta-voz do Estado-Maior do Exército francês, afirmou na manhã desta quarta (madrugada no Brasil) que já não há espaço para dúvidas sobre o assunto. Apesar disso, ainda será preciso fazer "uma confirmação formal" quando estes destroços forem resgatados.

Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de passageiros que estavam no avião da Air France
Veja onde conseguir informações sobre o voo

Ele afirmou que submarinos serão enviados para procurar a caixa-preta do Airbus-A330 acidentado. Acredita-se que o objeto esteja a uma "profundidade que varia entre 2.000 e 3.000 metros" no oceano Atlântico, segundo o ministro da Defesa brasileiro, Nelson Jobim.

Ontem, Jobim havia afirmado que os destroços eram indicativo certo de que o avião caíra no mar. "Para este efeito [o da identificação do avião] já é suficiente estes 5 km de materiais. Não há como supor que a maré tenha reunido 5 km de material trazido da praia", disse. "A caixa-preta não boia. Teremos que fazer a busca. Estando em grande profundidade, haverá grande dificuldade para encontrá-la."

Aeronaves equipadas com radares e infravermelho mantiveram as buscas durante toda a madrugada para tentar encontrar mais material do Airbus, que decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e não chegou ao destino.

A aeronave fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30, pelo radar de Fernando de Noronha, antes de entrar em uma tempestade.

Pane e turbulência

Não há hipóteses claras sobre o que pode ter derrubado a aeronave, mas já há certeza de que o avião sofreu despressurização e uma pane elétrica, porque a aeronave enviou alerta automático do tipo durante o voo. Sabe-se também que a aeronave enfrentou forte turbulência.

Segundo a Air France, a lista oficial com os nomes dos ocupantes do avião deve ser divulgada nesta quarta-feira (3). Porém, a relação pode ser incompleta já que, segundo o ministro da Defesa, alguns familiares de passageiros já se manifestaram para que os nomes não sejam divulgados.

De acordo com a empresa, 58 brasileiros, 61 franceses e 26 alemães estavam na aeronave. Ao todo, havia ocupantes de 32 nacionalidades no avião.

No aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, dezenas de familiares dos ocupantes do aparelho continuam esperando por notícias, protegidos por um grande dispositivo policial para manter a privacidade.

Nesta tarde, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, participará de uma homenagem religiosa ecumênica aos 228 ocupantes do avião, que será realizada na catedral de Notre Dame de Paris.

Comentários dos leitores
JAIRO COSTA MARTIN (7) 02/10/2009 01h46
JAIRO COSTA MARTIN (7) 02/10/2009 01h46
TEMOS QUE PASSAR POR MUITAS COISAS EM NOSSAS VIDAS, UM DELAS E A MORTE DEUS DEU SABEDORIA PARA TENTAR EVITAR MAIS PREVER SOMENTE ELE MESMO NAO E VERDADE , CUIDE DE SUA VIDA ENQUANTO HA TEMPO ANTES QUE DEUS LHE LEVE A ALMA. sem opinião
avalie fechar
Aluisio Ramos (3) 30/09/2009 14h16
Aluisio Ramos (3) 30/09/2009 14h16
Mais engraçado ainda é eles, com tanto o que fazer para a sociedade em geral , se dedicarem a uma parcela que sabe e tem como lutar por seus direitos. Mais uma vez nossos politicos mostram a que vieram.
MÉDIA, esses inuteis só fazem Média
sem opinião
avalie fechar
Antonio Miacci (1) 25/09/2009 12h21
Antonio Miacci (1) 25/09/2009 12h21
Boa tarde. O assunto em questão é sobre malfadado acindente do vôo 447. É notório que a empresa em questão, vai recorrer em todas as instancias para não delapidar seu rico "dinheirinho". 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1644)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca