Publicidade

Cotidiano
14/06/2009 - 17h17

Pais com crianças de colo enfrentam tumulto na Parada Gay de SP

Publicidade

FELIPE MAIA
da Folha Online

Pais e mães com crianças de colo enfrentaram tumulto na tarde deste domingo na 13ª Parada Gay de São Paulo. A expectativa da organização é que o evento atraia 3,5 milhões de pessoas.

Por volta das 14h30, houve empurra-empurra e muitas pessoas tentavam ultrapassar a barreira e chegar à área destinada à imprensa e à organização, na altura do Masp. Devido à grande movimentação, PMs e seguranças do evento reforçavam a barreira que separa o público do espaço para a organização.

Leia a cobertura da Parada Gay 2009
Ouça música oficial da Parada Gay

Sebastião Moreira/Efe
Parada Gay da cidade de São Paulo lota a avenida Paulista; são esperadas 3,5 milhões de pessoas neste domingo
Parada Gay da cidade de São Paulo lota a avenida Paulista; são esperadas 3,5 milhões de pessoas neste domingo

Segundo o coronel Marcos Chaves, responsável pela operação da PM na Parada, o tumulto ocorreu porque o motorista de uma ambulância errou o trajeto e teve de trafegar no meio do público. Por isso, foi reduzido o espaço reservado para a Polícia Militar, imprensa e organização para melhorar o fluxo de participantes.

Entre as pessoas que ficaram no meio do tumulto estava a dona de casa Inaira da Conceição, 37, que estava com mais cinco crianças, entre elas a filha de dois meses.

"Fiquei assustada. Fui passando o bebê para minha filha que estava mais perto da grade. Não tinha como ficar lá", afirmou. Ela disse levou o bebê à Parada porque não tinha com quem deixar a criança.

A auxiliar de enfermagem Erika Rocha, 28, foi com a filha de um ano e dois meses para a Parada Gay e também não aguentou ficar no meio da multidão e pediu para ficar na área reservada.

Erika disse que saiu do Tucuruvi (zona norte), de metrô, e desceu na estação Trianon-Masp. "Estava tranquilo, mas teve duas brigas e eu resolvi sair", afirmou.

Ela disse que foi à Parada porque tinha curiosidade de conhecer o evento e não teve medo de levar a criança. "Tá comigo, tá com Deus. Vou dar mais uma voltinha e aí vamos para casa", disse. Na ocasião, elas já haviam andado por aproximadamente duas horas.

O garçom Ademir dos Santos Souza, 33, levou o filho de nove meses ao evento. "Se soubesse que teria tenta gente, nunca teria vindo com o bebê", disse.

A aposentada Tereza Dantas, 65, também ficou no meio do tumulto e deixou o local por medo de "ser pisada". "Antes, até que estava bom, mas, depois a coisa apertou."

Por volta das 15h, apesar de o último trio já ter passado pela região, ainda havia confusão e as pessoas tentavam pular a grade para escapar do tumulto.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca