Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2002 - 23h42

Avião cai no Acre com 31 pessoas a bordo; há mortos e feridos

da Agência Folha
da Folha Online

O mau tempo é a causa mais provável para explicar a queda de um avião da Rico Linhas Aéreas na noite desta sexta-feira em Rio Branco, no Acre. A aeronave, de modelo Brasília, transportava 28 passageiros e três tripulantes quando caiu.

Os número de mortos e feridos ainda são desencontrados, no início da madrugada deste sábado. Entre 17 e 25 pessoas podem ter morrido.

"A chuva forte pode ter jogado o avião no chão, porque ele já estava quase pousando. Mas só vai dar para descobrir o motivo depois das investigações", disse Metin Yurtsever, diretor administrativo e financeiro da Rico.


Segundo o capitão Charles da Silva Santos, do Corpo de Bombeiros do Acre, pelo menos sete pessoas já foram resgatadas com vida dos destroços do acidente. As informações ainda não são oficiais.

"As pessoas que encontramos até o momento vieram ao encontro de nossas equipes, o que nos leva a crer que possam existir mais sobreviventes que não conseguem sair do local", disse o capitão.

O vôo havia saído de Cruzeiro do Sul, a 650 quilômetros de Rio Branco, e fez uma escala em Tarauacá, a 330 quilômetros da capital do Acre. Pouco antes das 21h (horário de Brasília), o avião caiu a 20 quilômetros do aeroporto de Rio Branco.

Local da queda tem difícil acesso
O local do acidente, conhecido como Ramal da Chapada, é de difícil acesso. Vários carros do Corpo de Bombeiros atolaram em uma estrada de terra enquanto tentavam chegar ao local.

A relação de passageiros ainda não foi divulgada. Segundo a Rico, a tripulação era formada por Paulo Roberto Tavares (comandante), Paulo Roberto Nascimento (co-piloto) e Kátia (comissária, cujo sobrenome não divulgado).

Morte de deputado
O deputado federal e candidato à reeleição Ildefonso Cordeiro (PSDB-AC) morreu no acidente. A informação foi confirmada à Folha Online por Sérgio Barros, presidente do PSDB no Estado. Sua mulher também morreu.

O corpo do deputado já foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal). "Estou aqui no IML e, nosso deputado, Ildefonso, infelizmente morreu no acidente", afirmou.

Pouso forçado
Este não foi o primeiro acidente envolvendo um avião nesta sexta-feira. No início da tarde, dois aviões da TAM fizeram pouso forçado em São Paulo, sem deixar vítimas graves.

Um deles teve problemas na região de Birigui (518 km a noroeste de São Paulo). O piloto ficou sem combustível e fez um pouso em um pasto e atropelou uma vaca.

O outro acidente da TAM ocorreu no aeroporto de Viracopos, em Campinas (95 km a noroeste de São Paulo), por causa de um problema no trem de pouso.

Opine:
  • Voar é seguro? Clique e saiba mais


  • Leia mais:
  • Avião cai no Acre com 31 pessoas a bordo; há mortos e feridos


  • Veja a lista de passageiros do avião que caiu na noite de ontem no Acre


  • Deputado federal do PSDB morreu em acidente com avião no Acre


  • Saiba mais sobre o avião Brasília, que caiu no Acre com 31 pessoas a bordo


  • Companhia Rico é especializada em voar na Amazônia


  • Dois aviões da TAM fazem pouso forçado em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página