Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/09/2002 - 04h02

Laudo diz que imagem de santa em janela é uma reação química

da Folha de S.Paulo

Novo laudo da figura que lembra a imagem da Virgem Maria, descoberta dia 14 de julho na janela de uma casa em Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo), aponta que a imagem foi produzida por ataques químicos provocados por variações atmosféricas. A incidência de luz na mancha tornou-a visível, diz o laudo.

Edgar Dutra Zanotto, professor de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), disse que o processo é comum e pode ser verificado em vidraças de escritórios e residências.

A análise foi feita a pedido de uma comissão de dez especialistas _ entre psicólogos, físicos e químicos_ criada pelo bispo Paulo Mascarenhas Roxo, da Diocese de Mogi das Cruzes.

O grupo prepara relatório que deve ser apresentado na próxima semana. "Fizemos um histórico e tiramos uma conclusão a partir dos aspectos físico-químicos e psico-sociais", disse o psicólogo Wellington Zangari, porta-voz da comissão e que não quis adiantar a conclusão a que chegaram.

A Igreja disse que só vai se pronunciar após a divulgação do relatório final.

O laudo anterior, do físico Collin Rouse, ex-professor da Escola Politécnica da USP, também considerou a figura uma reação normal, provocada pela incidência de luz na mancha.

De acordo com a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, cerca de 170 mil pessoas visitaram a casa desde a descoberta da imagem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página