Publicidade

Cotidiano
23/06/2009 - 22h57

IC diz que carro de ex-deputado "decolou" antes de bater em veículo no PR; 2 morreram

Publicidade

AFONSO BENITES
da Agência Folha

O carro do ex-deputado estadual no Paraná Fernando Carli Filho, 26, "decolou" por ao menos dez metros de distância antes de bater no automóvel onde estavam dois jovens que morreram após o acidente, que aconteceu no dia 7 de maio em Curitiba. A conclusão preliminar é da chefe da Diretoria Técnica da Capital do Instituto de Criminalística do Estado, Joice Malakoski.

Na noite desta segunda-feira (22), peritos do instituto e policiais civis fizeram a reconstituição do acidente. Duas testemunhas auxiliaram nos trabalhos, que foram acompanhados por familiares de Gilmar Rafael Yared, 26, uma das vítimas do acidente. Nenhum parente de Carlos Murilo de Almeida, 20, a outra vítima, viu a reconstituição.

Reprodução
Carli Filho é indiciado por homicídio após acidente que deixou dois mortos no Paraná
Carli Filho é indiciado por homicídio após acidente que deixou dois mortos no Paraná

Segundo Malakoski, o laudo sobre a batida será apresentado em 30 dias. Por isso, ainda não é possível afirmar qual era a velocidade exata do carro que o ex-deputado guiava.
Pela investigação, o automóvel de Carli Filho vinha em alta velocidade quando passou sobre uma inclinação, perdeu o contato com o solo e voou em direção ao carro onde estavam os dois jovens.

"Só dá para dizer que ele estava acima da velocidade permitida para a via, que é de 60 km/h. Se estivesse na velocidade permitida, ele conseguiria evitar o choque", disse.

O ex-deputado já foi indiciado por duplo homicídio com dolo eventual (quando é assumido o risco de produzir o crime) porque dirigia bêbado. Exame do Instituto Médico Legal apontou que, no dia do acidente, ele tinha 7,8 decigramas de álcool por litro de sangue, quase quatro vezes acima do permitido por lei.

O delegado Armando Braga Neto disse que só concluirá o inquérito policial quando tiver o laudo da criminalística.

Nesta terça-feira, o pai do ex-deputado, Fernando Ribas Carli, disse que seu filho não participou da reconstituição porque está com lapsos de memória e não se lembra do acidente.
Carli Filho renunciou ao mandato de deputado no dia 29 de maio. Desde a semana passada, ele repousa na casa de familiares em Guarapuava (PR).

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca