Publicidade

Cotidiano
25/06/2009 - 13h33

Universidade Estadual de Londrina suspende aulas e atividades devido à gripe suína

Publicidade

da Folha Online

A direção da UEL (Universidade Estadual de Londrina) decidiu suspender todas as aulas e atividades administrativas devido a gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). A suspensão vale entre esta quinta-feira e a próxima segunda (26) e atinge 24 mil pessoas --sendo 16 mil estudantes e os demais, docentes e servidores.

Segundo a direção da universidade, a suspensão foi determinada em uma reunião de emergência do conselho de administração. O que levou os dirigentes a adotarem a medida foi o fato de servidores e estudantes terem entrado em contato com uma estudante da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que teve diagnóstico positivo para a gripe suína.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína

O contato deles com a jovem ocorreu no dia 16 deste mês. Até a próxima segunda só devem funcionar os serviços de emergência fundamentais como o Hospital Veterinário e o de Clínicas.

Em nota, o reitor Wilmar Marçal informa que a medida é preventiva e visa evitar problemas. Segundo o texto do comunicado, a atividade acadêmica preconiza reuniões em locais fechados, o que facilita a difusão do vírus.

Circulação

Autoridades sanitárias recomendaram que 25 pessoas ligadas ao CCA (Centro de Ciências Agrárias) e do setor de Anatomia da UEL fiquem de quarentena por dez dias. Uma dessas pessoas, uma técnica-administrativa, está internada apresentando os sintomas da doença e as demais estão sendo monitoradas.

A direção da UEL constatou que a estudante da Unesp esteve na biblioteca central e no restaurante universitário da universidade paranaense.

Ela também frequentou aulas no laboratório de anatomia e esteve com estudantes em áreas agrárias.

Restrições

Devido ao grande número de casos confirmados, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, recomendou na última terça-feira (22) que sejam adiadas as viagens para países com risco de contaminação pela gripe suína, entre eles Argentina e Chile.

De acordo com o ministro, a recomendação vale para todos os brasileiros, em especial para mulheres grávidas e pessoas imunodeprimidas (pacientes com câncer e em tratamento de Aids, por exemplo), crianças menores de dois anos e idosos com 60 anos ou mais.

Para Temporão, o aumento do número de casos no país ocorreu porque muitos resultados do exame que constata a doença ficaram prontos agora. O ministro disse que a preocupação do governo atualmente é com as férias de julho, quando a circulação de pessoas é maior. O ministro disse que as recomendações feitas pela Vigilância Sanitária não mudam e o monitoramento terá continuidade.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Comentários dos leitores
juliana poni (80) 06/12/2009 00h52
juliana poni (80) 06/12/2009 00h52
Por que não podemos comprar o RELENZA também??? 1 opinião
avalie fechar
eduardo de souza (519) 05/12/2009 18h57
eduardo de souza (519) 05/12/2009 18h57
Bem vinda de volta ana leal... Muito bem colocado suas perguntas, também estou em dúvidas.
Pesquise um informativo alternativo na internet "INFOWARS IRELAND", tem tradutor em português. Digite gripe suina e espere para ler coisas interessantes. (tomara que passe pelo moderador da folha)...
Do resto... Um abraço :0)
sem opinião
avalie fechar
ana leal (244) 05/12/2009 11h05
ana leal (244) 05/12/2009 11h05
Bem, duas pessoas ligadas a comitiva do nosso querido Presidente Lula, foram confirmadas com quadro de gripe suina.
Pergunto aos nossos colegas de fórum:
Sendo uma das pessoas da segurança do presidente, e por conta disso, tem ele contato direto com nosso presidente, fico aqui me questionando:
Será que os médicos da comitiva deram remédio ao presidente como forma preventiva para não correr o risco do presidente desenvolver o vírus ou nada fizeram lembrando que se ele tomar o remédio pode haver mutação do vírus no Brasil?
Oh dúvida cruel..... Acho que nada deram ao nosso presidente, porque nem o vírus do escândalo da corrupção pegou nele, então não vai ser um viruszinho que vai derrubá-lo, né.
3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6420)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca