Publicidade

Cotidiano
28/06/2009 - 17h27

Corpo de caminhoneiro vítima de gripe suína é liberado no RS; paciente teve pneumonia viral

Publicidade

MARINA NOVAES
da Folha Online

Foi liberado no início da tarde deste domingo o corpo do caminhoneiro Vanderlei Vial, 29, que morreu no início da manhã de hoje devido à gripe suína --gripe A (H1N1)-- em Passo Fundo (RS). De acordo com o hospital São Vicente de Paulo, onde ele estava internado, o corpo foi encaminhado a Erechim (RS), cidade onde ele morava, onde será enterrado.

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína

No início da tarde de hoje, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de morte em decorrência da doença no Brasil. De acordo com a pasta, o caminhoneiro esteve na Argentina por sete dias a trabalho e começou a apresentar os sintomas de febre, tosse e dor muscular no último dia 15, ainda no país vizinho. Voltou ao Brasil no dia 19, quando foi internado.

Lula Marques/Folha Imagem
Apesar da morte, Temporão afirmou que a transmissão do vírus no país ainda é restrita, pois 75% dos casos foram "importados"
Apesar da morte, Temporão afirmou que a transmissão do vírus no país ainda é restrita, pois 75% dos casos foram "importados"

Segundo o vice-diretor médico do hospital São Vicente de Paulo, Júlio Cesar Stobbe, a morte foi causada por uma complicação de pneumonia viral, cuja taxa de mortalidade é elevada, mesmo quando é provocada pelo vírus da gripe comum.

"O estado dele era grave desde o começo. Na noite de segunda-feira [22] em que ele foi internado [a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, de Erechim] ele tinha muita dificuldade para respirar e precisou da ajuda de aparelhos para auxiliar na respiração", afirmou o médico à Folha Online.

Na última quarta-feira (24), o rapaz sofreu uma parada cardíaca a e foi reanimado, porém, neste domingo voltou a sofrer uma parada cardíaca, por volta das 7h50, e não resistiu. A morte ocorreu por volta das 10h30.

"Casos de complicações na pneumonia viral não são comuns, mas podem ocorrer em qualquer tipo de gripe", disse o médico, que descartou a necessidade de pânico diante da notícia, já que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas pelo Ministério da Saúde.

Velório

A mulher de Vial também foi diagnosticada com gripe suína e internada, porém, como não apresentava mais os sintomas da doença, foi liberada para acompanhar o velório, informou o hospital.

De acordo com Stobbe, ela será monitorada pela Secretaria de Saúde de Erechim, e todas as precauções para evitar o contágio foram tomadas. O corpo deve ser velado ainda hoje em Erechim, porém, ainda não há informações sobre o horário e o local do enterro.

Hoje, o Ministério da Saúde informou que o número de casos confirmados no país subiu para 627. Os Estados com mais casos são São Paulo (308), Minas Gerais (69), Rio de Janeiro (66), Santa Catarina (45) e Rio Grande do Sul (40).

Comentários dos leitores
Ministério da Saúde (198) 02/12/2009 15h05
Ministério da Saúde (198) 02/12/2009 15h05
Cristina,
Não, ele não será chamado a dar explicações.
Continuamos à disposição.
sem opinião
avalie fechar
cristina pereira (45) 02/12/2009 01h00
cristina pereira (45) 02/12/2009 01h00
Ministério da Saúde:
Acho que voces que se equivocaram.
" Eugenio,
Você está equivocado, as autoridades de saúde local não necessitam autorizar os médicos a prescreverem o medicamento. Cabe deixar claro que o Tamiflu deve ser receitado aos PACIENTES que realmente precisem do remédio. Estamos à disposição. "
Em nenhum momento voces se dirigiram à pessoas leigas, a partir do momento que voces colocaram Pacientes, o recado foi dirigido aos médicos.
Por exemplo: Um médico, que compartilhe da mesma opinião que o restante do mundo todo, administrar o tamiflu ou o relenza nos primeiros sintomas de gripe. Se o nome dele aparecer 30 vezes em receitas que preescrevem o medicamento, ele não será chamado à dar explicações?
sem opinião
avalie fechar
Ministério da Saúde (198) 01/12/2009 13h54
Ministério da Saúde (198) 01/12/2009 13h54
Cristina,
Acho que você não entendeu, quem vai decidir se é necessário ou não a prescrição do Tamiflu é o seu médico, ele tem autonomia nessa decisão. Inclusive é ele quem vai ser responsável pela prescrição e orientação quanto ao uso do medicamento. Continuamos à disposição.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (6414)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca