Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2002 - 06h40

Laudos afirmam que processo de corrosão produziu imagem de santa

da Folha de S.Paulo

Foi divulgado ontem, na Diocese de Mogi das Cruzes, o resultado final da análise feita no vidro da casa com a suposta imagem de Nossa Senhora, em Ferraz de Vasconcelos (Grande SP).

O relatório de 35 páginas foi baseado em dois laudos independentes feitos pelos especialistas em vidro Colin Graham Rouse e Edgar Dutra Zanotto.

Os resultados foram basicamente os mesmos _de que a mancha foi produzida no vidro por um processo conhecido como corrosão do material vítreo, devido à exposição inadequada a fatores ambientais, principalmente umidade e temperatura durante sua estocagem.

A igreja, porém, não vai pedir para que o vidro com a suposta imagem seja retirado da casa.

"Respeitamos a fé das pessoas, mas vamos conscientizá-las de que não devem colocar a fé acima dos fatos", disse o padre José Eduardo Ferreira, da igreja Nossa Senhora da Paz, em Ferraz de Vasconcelos. Ele afirmou que vai usar o laudo científico nas missas da igreja.

O mistério da "santa na janela" começou em 17 de julho, quando a mancha surgiu no vidro de uma casa. Mais de 100 mil pessoas visitaram o local logo após a divulgação do fenômeno.

A visitação à imagem na janela continua. Segundo a dona da casa, Ana Maria de Jesus Rosa, 32, entre cem e 150 pessoas passam diariamente pelo local.

Entre os visitantes de ontem estava Geralda Ferreira de Oliveira, 45, que saiu do Itaim Paulista (zona leste da capital) para ir a Ferraz de Vasconcelos -pela terceira vez. A visita foi para agradecer a cura de uma doença, o que ela afirma ser uma graça recebida. De acordo com ela, seu marido, que estava desempregado havia um ano, conseguiu emprego após as visitas à imagem no vidro.

O laudo que desmente o milagre é menosprezado por Geralda _um sentimento comum aos fiéis: "O que cura é a fé. A imagem pode não ser verdadeira, mas leva a mensagem para Deus, que concede a graça", afirmou.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página