Dados recebidos por e-mail ajudam na identificação de vítimas do voo 447
MATHEUS MAGENTA
da Agência Folha, em Salvador
Quase um mês após o acidente com o Airbus da Air France, apenas 14 dos 51 corpos resgatados foram identificados por uma equipe de peritos sediada no IML (Instituto de Medicina Legal) de Recife. A falta de dados sobre as vítimas estrangeiras é apontada como entrave para a conclusão dos trabalhos.
Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
Veja nomes de passageiros que estavam no avião
Para agilizar os trabalhos, a equipe de peritos --formada por profissionais da PF e de três Estados-- passou a receber as informações colhidas em 31 países diretamente por e-mail. Antes, as informações eram enviadas primeiro ao escritório da Interpol (polícia internacional) em Brasília. A Interpol é responsável por reunir dados biométricos (como altura e cicatrizes), registros de arcada dentária e impressões digitais e material genético de familiares das vítimas estrangeiras.
| Otavio de Souza/AP |
|
| Equipes de busca da Marinha homenageiam vítimas do voo 447; famílias não participaram da cerimônia, a bordo da fragata Bosísio |
A identificação dos corpos começou no último dia 11, quando os 16 primeiros chegaram à capital pernambucana. Entre as vítimas identificadas há dez brasileiros, sendo cinco homens e cinco mulheres.
As embaixadas dos países de origem das vítimas identificadas não autorizaram a divulgação das nacionalidades. Todas as identificações foram feitas com base em impressões digitais e arcada dentária.
Países com um número maior de vítimas, como França e Alemanha, já enviaram os dados, segundo a Polícia Federal. A instituição não soube informar quantos países ainda não repassaram as informações.
Além da identidade dos corpos, a perícia feita em três deles revelou que a causa da morte foi politraumatismo, ou seja, lesões provocadas por forte impacto. Essas informações devem ser usadas também pelo governo francês, responsável pela investigação do acidente.
Leia mais sobre o voo 447
- Equipes de busca da Marinha homenageiam vítimas do voo 447; famílias não comparecem
- Air France tem até amanhã para antecipar indenização a família de vítima de voo 447
- Marinha realiza cerimônia em homenagem às vítimas do voo 447
- Prazo para caixas-pretas de Airbus da Air France emitirem sinais acaba amanhã
Leia outras notícias da editoria de Cotidiano
- Polícia procura suspeito de torturar mulher com tiro, queimaduras e cortes na BA
- Nível do rio Negro bate novo recorde no AM, com 29,75 metros
- Frente fria chega ao Sul do país e temperaturas podem chegar a 1ºC
Especial
- Leia a cobertura completa sobre o voo AF 447
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
livraria



avalie fechar
MÉDIA, esses inuteis só fazem Média
avalie fechar
avalie fechar