Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2002 - 12h57

Três morrem em Bangu 1 em ação comandada por Beira-Mar, diz PM

MILENA BUOSI
da Folha Online

Três presos morreram em uma briga entre facções rivais no presídio Bangu 1, no Rio, segundo a Polícia Militar. Os mortos seriam os traficantes Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, Wanderley Soares, o Orelha, e Carlos Roberto da Silva, o Robertinho do Adeus _cunhado de Uê.

Os assassinatos em Bangu 1 teriam sido comandados pelos traficantes Fernandinho Beira-Mar e Marcos Marinho dos Santos, o Chapolim. Os dois são colegas e pertencem a uma facção rival a dos mortos.

Uê é considerado um dos traficantes mais perigosos do país. Segundo a polícia, ele teria comandado, de dentro da prisão, ataques contra postos policiais do Rio.

Ele é um dos líderes da facção criminosa ADA (Amigo dos Amigos) e está detido em Bangu 1 há seis anos. Integrantes da ADA estariam se unindo a uma outra facção, o TC (Terceiro Comando).

A.Campbell/Folha Imagem

Fernandinho Beira-Mar, em depoimento no TJ do Rio

Beira-Mar é, segundo a polícia, o principal fornecedor de drogas para favelas dominadas pelo CV (Comando Vermelho), do qual também faria parte Chapolim.

A prisão dos traficantes não reduziu o poder da facção. Em gravações feitas pelo Ministério Público em celulares dos traficantes presos em Bangu 1, Chapolim encomenda um míssil Stinger, o mesmo usado pela organização terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden.

As informações dos mortos não foram oficialmente confirmadas pelas secretarias da Justiça e da Segurança Pública.

Reféns

Pelo menos seis pessoas são mantidas reféns, entre agentes e operários de uma obra realizada na unidade.

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e funcionários do Desipe (Departamento do Sistema Penitenciário) negociam com os amotinados.

O presídio, considerado de segurança máxima, abriga 46 presos em celas individuais. No local estão criminosos de alta periculosidade.

Os secretários da Justiça e da Segurança Pública e comandantes das polícias Militar e Civil deverão se reunir para discutir o caso.

Leia mais:
  • Saiba mais sobre o traficante Fernandinho Beira-Mar

  • Diretor do Desipe negocia com rebelados em Bangu

  • Presos fazem rebelião e mantêm agente refém em Bangu

  • Motim liderado por Beira-Mar já teria deixado um morto em Bangu


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página