Famílias deixam casas devido a risco de barragem romper em Camutanga (PE)
Colaboração para a Folha Online
Atualizado às 10h17.
Cerca de 50 famílias foram retiradas de suas casas no município de Camutanga, em Pernambuco, devido ao risco da barragem Santo Antônio romper após as chuvas do último fim de semana elevar o volume de água armazenada no local.
Segundo a Defesa Civil Estadual, a barragem, que possui capacidade para 300 mil metros cúbicos de água, estava próxima de alcançar sua capacidade máxima no sábado (4), quando parte de uma rampa de concreto por onde escoava a água desmoronou.
Ainda de acordo com o órgão, os danos causados na barragem não provocaram vazão da água, mas as famílias foram retiradas de suas casas por prevenção. Segundo balanço da prefeitura, outras 200 famílias estão em local de risco e devem ser encaminhadas para abrigos.
Engenheiros da Defesa Civil estiveram no local para analisar o risco de queda da barragem e realizaram trabalho de escoamento da água por um canal que foi aberto na lateral. Segundo o órgão, a água já se encontra em um nível considerado seguro, mas a barragem deve passar por obras de manutenção.
A Defesa Civil de Pernambuco registra 33 municípios afetados pelas chuvas desde o mês de abril. Destes, 21 decretaram situação de emergência. Além disso, o Estado também possui 1.600 pessoas desalojadas --estão em casas de amigos e parentes-- e 670 desabrigados --dependem de abrigos público.
Outro caso
O rompimento de uma barragem no mês de maio deixou oito pessoas mortas e quase 3.000 pessoas desabrigadas e desalojadas no município de Cocal, em Piauí. Na ocasião, uma onda de dez metros de altura causou estragos por uma área de 50 km.
O Ministério Público Estadual, a Procuradoria da República e a Polícia Civil abriram investigações para apurar o acidente, mas ninguém foi responsabilizado ainda. A responsabilidade sobre a barragem era do governo estadual.
Leia mais sobre a chuva em Pernambuco
- Chuva causa queda de barreira e alagamento na região metropolitana de Recife (PE)
- Chuva forte que atinge Recife obriga avião da Gol a arremeter e alternar pouso
Leia outras notícias da editoria de Cotidiano
- Suspeitos de matar ganhador da Mega-Sena vão a júri no Rio
- Desvio de verba ameaça projeto contra Aids
- Flanelinha agora é profissão legalizada no Distrito Federal
Especial
- Veja o que existe em nossos arquivos sobre rompimento de barragens
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

