Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2002 - 21h43

Concerto de carrilhador holandês com 61 sinos reabre catedral da Sé

LÍVIA MARRA
da Folha Online

A reabertura da catedral da Sé devolve à cidade o som dos 61 sinos de seu carrilhão, localizado na torre esquerda, que tem parte da construção vazada.

Para marcar a "reinauguração" da catedral, o carrilhador holandês Gerard Waarad fará um concerto.

Waarad já havia sido convidado para inaugurar os sinos, em 1989 e é "um dos melhores" carrilhadores, na avaliação do cardeal-arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes.

De origem holandesa e feitos de bronze, os sinos tiveram os mecanismos revitalizados. Eles serão tocados diariamente, para assegurar o bom funcionamento.

Dos 61 sinos do carrilhão, 35 são acionados eletronicamente.

Em uma brincadeira, dom Cláudio disse que o carrilhador fará um concerto "com c" e que espera que os consertos "com s" demorem, agora, para serem novamente feitos.

A catedral da Sé havia sido interditada em julho de 1999 pelo Contru (Departamento de Controle do Uso de Imóveis). Após a realização de obras emergenciais, a igreja foi parcialmente reaberta em outubro de 1999, sendo novamente fechada em maio de 2000, para as obras de restauração e recuperação.

As obras consumiram R$ 19,5 milhões e devolveram a forma original da catedral. Foram construídos 14 torreões previstos no projeto original, elaborado em 1912 pelo arquiteto Maximiliano Hehl.

Leia mais:

  • Especial Catedral da Sé - Folha Online

    E veja também:

  • Site de Religiões da Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade