Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2009 - 10h40

Ciclofaixa de lazer será ampliada até o parque Villa-Lobos

Publicidade

ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo

A ciclofaixa de lazer entre os parques do Povo, Ibirapuera e das Bicicletas sofrerá mudanças ao longo do percurso a partir do próximo domingo (6) para eliminar pontos de conflito com os pedestres. E, até a primeira semana de dezembro, ela será ampliada para os parques da Aclimação e Villa-Lobos.

As decisões foram tomadas pela prefeitura depois do primeiro dia de testes da faixa, no último domingo, das 7h às 12h, com a participação de 9.200 pessoas.

O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, afirma que já pediu aos técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para definir os traçados de ampliação em direção aos parques e, em seguida, à USP (Universidade de São Paulo). "Pelo menos nos dois primeiros, a gente consegue soltar na primeira semana de dezembro", disse.

Esse primeiro prolongamento deve incrementar em cerca de 10 km a rota nas manhãs de domingo --hoje em 5 km de vias.

A CET também resolveu fazer mudanças na ciclofaixa já implantada após críticas a trechos onde as bicicletas tinham que ficar na calçada ou onde os ciclistas precisavam descer da bicicleta para atravessar na faixa de pedestres.

Serão eliminados os trechos em calçada e haverá faixas de travessia exclusivamente para as bicicletas --como na frente do portão 8 do parque Ibirapuera e nas entradas dos parques do Povo e das Bicicletas.

"Muita gente acabava não descendo da bicicleta para atravessar na faixa de pedestres, e isso poderia gerar riscos", afirma Moraes.

A região do cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek é uma das que mais terá alterações. As mudanças aumentarão as restrições ao tráfego de carros no percurso, com bloqueio de mais acessos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página