Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2002 - 08h43

Baleias orcas são vistas em Ilhabela, no litoral de São Paulo

REGINALDO PUPO
da Folha Vale

Um grupo com cerca de 15 orcas (espécie de golfinho gigante, parecida com a baleia), entre filhotes e adultos, apareceu na manhã de anteontem a dez metros da orla do Canal de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

Foi o quarto registro do aparecimento de orcas na cidade. O primeiro aconteceu em setembro de 95, quando cerca de seis animais foram vistos no canal.

O grupo foi avistado pela primeira vez, por volta das 9h30, por moradores e turistas que estavam na praia do Curral, em Ilhabela.

No momento em que as orcas apareceram, as pessoas que estavam dentro da água preferiram sair do mar. Os animais deixaram o canal no final da tarde.

A bióloga do Cebimar (Centro de Biologia Marinha), órgão ligado à USP (Universidade de São Paulo), Valéria Flora Hadel, disse que os técnicos do centro estiveram no local após serem acionados por moradores de Ilhabela.

Hadel afirmou que um cardume de peixes pode ter provocado o aparecimento dos mamíferos próximo à orla do canal.

"Elas comeram, brincaram e foram embora. As orcas são assim. É bem provável que elas tenham seguido um cardume de peixes", disse a bióloga.

Segundo ela, o litoral norte está dentro da área de distribuição das orcas e o aparecimento dos animais é comum na região, principalmente em áreas distantes da costa marítima.

"As orcas são animais cosmopolitas, estão espalhadas por todos os oceanos. Elas podem ter entrado no Canal de São Sebastião atrás de um cardume de peixes", afirmou.

Hadel disse que algumas orcas chegaram muito perto da embarcação usada pelos quatro técnicos do Cebimar, que foram observar os animais.

Frente fria

A bióloga disse que o aparecimento das baleias não tem relação com a chegada da frente fria que atingiu a região.

"Orcas são animais que toleram águas frias, como as do Oceano Antártico, e não iriam se incomodar com uma simples frente fria que causou uma queda de 1°C ou 2°C na água do mar", disse a bióloga.

Ela afirmou ainda que as pessoas que encontrarem esses animais não devem se aproximar porque existe o risco de ataque.

"Além disso, qualquer manobra que estes animais realizem dentro da água pode causar acidentes sérios, em razão do tamanho deles, que costumam ter, pelo menos, três metros de comprimento", disse a bióloga.

Histórico

O primeiro registro de orcas na região aconteceu em setembro de 1995. O segundo caso ocorreu em dezembro de 97, quando oito orcas apareceram no canal.

Em 30 de outubro, outras dez orcas puderam ser vistas da balsa que faz a travessia entre os municípios de São Sebastião e Ilhabela.

O último registro aconteceu no dia 13 de abril deste ano, quando cerca de dez orcas foram vistas a 70 km da orla do canal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página