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01/12/2002 - 05h39

Botox movimenta R$ 100 mi por ano no país

LUIZ CAVERSAN
da Folha de S.Paulo

O mercado do botox já movimenta mais de R$ 100 milhões por ano no país, o que coloca o Brasil no segundo lugar do ranking internacional de utilização desse produto.

Levantamento inédito feito pela Folha indica que, de novembro do ano passado até agora, foram comercializadas pelo menos 146 mil doses do medicamento para eliminar rugas da testa, "pés-de-galinha" em torno dos olhos ou melhorar a aparência do pescoço.

Como consultas feitas em 12 clínicas de São Paulo, Campinas, Jundiaí e Rio de Janeiro indicaram que cada aplicação de botox custa em média R$ 700 (varia de R$ 400 a R$ 1.000), chega-se então a cerca de R$ 102 milhões.

Esse valor corresponde a três vezes o que o país gastou na última campanha contra a poliomielite, na qual foram imunizadas 17 milhões de crianças, ou a todo o dinheiro que o governo federal repassa aos Estados para financiar ações de combate à Aids.

Marca
Botox é a marca da toxina botulínica tipo A produzida pela multinacional Allergan. De tão popular que se tornou, dá nome ao produto e já redundou até em adjetivo, "botocada", utilizado para designar mulheres que fazem uso cosmético de suas propriedades bioquímicas.

Inicialmente, o produto tinha função neuromuscular, utilizado sobretudo para coibir espasmos na pálpebra e corrigir estrabismo.

A toxina -que é produzida pela bactéria clostridium botulinum, causa da doença botulismo- age no músculo de maneira a diminuir ou eliminar os impulsos que o acionam. No caso da aplicação cosmética, o músculo facial atingido deixa de formar a ruga e os sulcos na testa, em torno e entre os olhos, no pescoço e mais raramente nos lábios.

Seu uso no Brasil já tem mais de dez anos, mas se popularizou a partir de setembro de 2000, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária regulamentou sua comercialização. A explosão do consumo ocorreu neste ano.

O diretor de marketing da Allergan para a América Latina, Carlos Alberto José, afirma que por causa da "política da empresa" não pode revelar os números das importações do Botox pelo Brasil.

Diz apenas que aqui está o segundo mercado mundial, após os EUA, que o volume de vendas em 2002 será 60% maior do que no ano passado e que 85% de todo o medicamento importado se destina à aplicação estética.

Diante da ausência de informações da empresa, a Folha se valeu dos registros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão do governo federal que, entre outras funções, controla e registra todos os medicamentos produzidos fora do país e que cruzam legalmente as fronteiras.

Assim, foi possível saber que de novembro de 2001 até a semana passada chegaram ao Brasil 85.926 frascos de toxina botulínica da marca Botox.

Como, segundo o fabricante, 15% desse volume se destina ao uso terapêutico, fica-se então com cerca de 73 mil doses do remédio para emprego cosmético. Cada uma dessas doses, informaram diversos especialistas consultados pela Folha, é suficiente para duas sessões de correções de rugas e das "marcas de expressão".

Ou seja, são 146 mil aplicações. Para atingir (ou ultrapassar) os R$ 102 milhões citados, portanto, basta multiplicar o volume acima pela média de R$ 700 que custa cada aplicação.

Liderança
Mesmo que se considere que a média poderá jogar esse número um pouco para baixo, deve-se levar em consideração a outra marca de toxina botulínica tipo A disponível no mercado brasileiro, a Dysport.

Ela tem exatamente os mesmos efeitos práticos do Botox, mas este último se tornou sinônimo do produto e conquistou a liderança absoluta do mercado.

Segundo a Vigilância Sanitária, os dados de importação de Dysport são relativos ao período de maio a novembro deste ano e somam 17.200 frascos. No caso dessa marca, cada recipiente propicia três aplicações. Assim, mantidos os mesmos cálculos do caso anterior, deve-se somar ao mercado nacional do botox mais cerca de R$ 3 milhões.

Leia mais:
  • Médicos devem ser treinados para dar injeções de botox


  • Procura por botox aumenta no fim do ano
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