Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2009 - 07h26

Começa horário de verão; medida vai até 20 de fevereiro

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

O horário de verão começou à 0h deste domingo em três regiões do país. Os relógios têm que ser adiantados uma hora no Distrito Federal e em dez Estados --Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A medida ficará em vigor até a meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2010, quando os relógios deverão ser atrasados uma hora.

O principal objetivo do horário de verão é reduzir o consumo de energia elétrica. A demanda é a quantidade máxima de energia exigida do sistema elétrico num determinado momento do dia, geralmente das 17h às 22h.

Arte/Folha Online

O horário de verão não é adotado no Norte e no Nordeste porque nessas regiões a quantidade de horas do dia com luminosidade natural varia muito pouco ao longo do ano.

Na média dos últimos dez anos, segundo o Ministério de Minas e Energia, a redução da demanda tem sido de 4,7% durante o horário de verão. Com isso, cerca de 2.000 MW deixaram de ser gerados. De acordo com o ministério, essa quantidade de energia equivale a 65% da demanda do Rio ou 85% da demanda de Curitiba.

Para este ano, a previsão de redução da demanda é de 4,4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste (1.780 MW), o suficiente para abastecer uma cidade com 5 milhões de habitantes.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), no horário de verão, com dias mais longos, uma parcela do consumo de eletricidade, referente à iluminação, é demandada mais tarde. O efeito disso é não haver a coincidência da entrada da iluminação nas residências com o consumo do comércio e na indústria, nos quais a energia gasta é reduzida após as 18h. Isso alivia a pressão sobre o sistema elétrico.

Data fixa

Desde o ano passado, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Com Folha de S.Paulo

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página