Publicidade

Cotidiano
04/11/2009 - 08h48

Tempo continua seco e quente em São Paulo nesta quarta-feira

Publicidade

MÔNICA RIBEIRO E RIBEIRO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

O tempo quente e seco dos últimos dias deve continuar nesta quarta-feira em São Paulo. A previsão é que a temperatura chegue a 32ºC. Ontem, com máxima de 33,6ºC, por pouco o paulistano não teve sensação semelhante à sentida no deserto do Saara, onde a umidade do ar é de 10%.

Termômetros atingem 33,6ºC em SP, maior em 8 meses
Umidade do ar chega a 16% e SP atinge estado de alerta

Marcelo Justo/Folha Imagem
Estudantes aproveitam a sombra na praça Por do Sol, em Pinheiros, zona oeste de SP
Estudantes aproveitam a sombra na praça Por do Sol, em Pinheiros, zona oeste de SP

O índice registrado na cidade teve mínima de 16%, considerado de alerta, segundo Adilson Nazário, do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). Já o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que a umidade registrada foi de 23% (estado de atenção).

Devido ao tempo seco, a Defesa Civil Municipal decretou estado de atenção. A orientação é evitar exposição solar das 10h às 17h e a prática de exercícios físicos das 11h às 15h. Neste ano, o recorde de calor foi em 1º de março: 34,1ºC.

Cuidados

Com a baixa umidade, é comum o surgimento de doenças respiratórias e oculares. De acordo com o otorrinolaringologista Domênico Modesto Júnior, do hospital Rubem Berta, a hidratação contribui para reduzir o impacto do tempo seco, que geralmente provoca alergias, dores de cabeça, ardência nos olhos e garganta.

"É bom andar com garrafinhas de água e, se puder, ingerir bebidas isotônicas e frutas como melancia e laranja", diz. Ele aconselha usar umidificador de ar ou bacias com água em ambientes fechados. É recomendável usar filtro solar e colírio.

Arte/Folha
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca