Publicidade

Cotidiano
04/11/2009 - 20h24

Escolas municipais do Rio terão programa de proteção contra tiroteios

Publicidade

DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio

Atualizado às 20h57.

A Secretaria Municipal de Educação do Rio afirmou no final da tarde desta quarta-feira que está estudando uma forma de implantar um plano de emergência para treinar professores e funcionários das 1.064 escolas da cidade contra situações de alta tensão, como tiroteios entre criminosos e policiais. O órgão, porém, não informou um prazo para a execução do projeto.

Comércio e escolas voltam a funcionar após tiroteio no Rio
Moradores deixam suas casas por medo de novos tiroteios em favela
Parentes de jovens mortos no Rio movem ação contra o Estado

De acordo com a secretaria, o objetivo do plano é levar mais segurança às escolas do município. Além de tiroteios, acidentes graves, incêndios e até mesmo balas perdidas estão incluídos na lista de situações de emergência do projeto.

Marcelo Sayao-23.out.2009/Efe
Moradores tentam se proteger de tiroteio na região da favela Vila Cruzeiro, no Rio
Moradores tentam se proteger de tiroteio na região da favela Vila Cruzeiro, no Rio

"A ideia é preparar esses funcionários para terem uma atuação apaziguadora, deixando as crianças mais calmas e seguras em possíveis situações de pânico", afirmou a secretaria, em nota.

Ainda segundo a secretaria, atualmente há pelo menos 200 escolas municipais localizadas em áreas de risco, em regiões de comunidades. As localizações dessas unidades não foram divulgadas.

Violência frequente

Na terça-feira (3), cerca de 13 mil alunos de escolas e creches públicas foram prejudicados nesta terça-feira por causa de uma série de confrontos entre criminosos de facções rivais e policiais militares na Vila Kennedy, zona oeste do Rio.

No último dia 20, dois homens armados invadiram o pátio da escola Professora Maria de Cerqueira e Silva, em Manguinhos, zona norte do Rio, durante uma tentativa de fuga, por volta das 11h30. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os homens passaram pelo local, mas não permaneceram na escola nem invadiram nenhuma das dependências internas da unidade.

No último dia 17, confrontos entre traficantes de favelas na zona norte do Rio resultaram na queda de um helicóptero da Polícia Militar e deram início a uma onda de violência que deixou pelo menos 42 pessoas mortas.

No centro do confronto estava a disputa pelos pontos de venda de drogas entre traficantes do morro São João --controlado pelo Comando Vermelho-- e aliados invadiram o morro dos Macacos, controlado pela ADA (Amigos dos Amigos).

Comentários dos leitores
JOSE MOTTA (44) 18/11/2009 16h30
JOSE MOTTA (44) 18/11/2009 16h30
RIO, CIDADE MARAVILHOSA, CARTÃO VISITAS DO BRASIL, SEDE DA COPA DO MUNDO DE 2012 E OLIMPIADAS DE 2016. SABEM ONDEM O SALARIO DA POLICIA MILITAR É O MENOR DO BRASIL, ISSO MESMO MENOR QUE O ESTADO MAIS POBRE DO BRASIL. PRECISA FALAR, ENTÃO FALO: RIO DE JANEIRO. SENHOR SERGIO CABRAL. PARE DE POLITICAGEM E CHORAR NO OMBRO DO LULA E GOVERNE A O RIO DE JANEIRO. O POVO CARIOCA NÃO MERECE ISSO. sem opinião
avalie fechar
Polycarpo Quaresma (17) 11/11/2009 03h01
Polycarpo Quaresma (17) 11/11/2009 03h01
Não tem como "resolver" o problema de moradias quando a "comunidade" , ou seja o favelado, não paga luz, água, TV, IPTU, imposto de renda, aluguel, etc etc
Quer situação , financeiramente, melhor que esta? E tem mais eles aceita os traficante s numa boa.Alguém viu umfilme chamado "Sujos , Feios e Malvados" Vejam. MOstra uma outra perspectiva da natureza humana e da exclusão social. Não são santinhos não. Ah e aind atrabakham sem carteria assinada para descolar uma bolsa qualquer
sem opinião
avalie fechar
Fábio Rodrigo (1) 10/11/2009 21h44
Fábio Rodrigo (1) 10/11/2009 21h44
Lembra da expulsão dos pobres na maioria negros moradores dos cortiços demolidos para higienizar o Rio de Janeiro no século XIX (1878). Alguém pode recordar se houve algum plano decente de moradia para aquele povo?
Passaram apenas 131 anos e o que temos hoje?
1.006 favelas.Tudo é reflexo.
Alguém já ouviu falar de algum programa para ser realizado em longo prazo para as favelas do Rio de Janeiro?
Acreditam que promessas pitorescas apresentadas em campanhas eleitorais que em 4 anos de um mandato tudo estará tranquilo, tranquilo.
Enquanto isso toneladas de drogas e armas sobem o morro, pois existe um mercado a ser conquistado em cada morro, esquina ou avenida, pois o negócio é lucrativo: 1 grama de cocaína custa 10 reais, agora imagine apenas um ponto de drogas em cada uma das 1.006 favelas vendendo toneladas por mês.
Quem tem mais força controla. Antes era apenas um traficante, depois facções criminosas e, agora, milicianos, ex-policiais que acreditam neste mercado. Será que no futuro o Exército Nacional dominará este mercado? Se bem que muitas armas encontradas no morro são de uso exclusivo do Exército Nacional, quando não são de outros países. E nossas fronteiras, como a Marinha, a Força Aérea e o próprio Exército permitem a entrada de drogas e armas?
Agora tenho a certeza: "ta tudo dominado"!
6 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (772)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca