Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/11/2009 - 16h31

Previsão de chuva deixa municípios gaúchos em estado de alerta

Publicidade

da Agência Brasil

Autoridades estão em alerta para a possibilidade de chuva forte e contínua nos Estados do Sul do país. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de que a passagem de uma frente fria pela região provoque chuvas fortes e temporais entre esta quinta-feira e o próximo sábado (7).

Em Pelotas, onde ocorreram temporais na madrugada de ontem (4), os índices pluviométricos estão acima da média prevista para o mês de novembro. De acordo com a Defesa Civil do Estado, 52 casas foram destelhadas com a chuva e o granizo. O fornecimento de energia, que foi prejudicado durante a madrugada, já está restabelecido.

Alguns moradores de Pelotas, que tiveram as casas atingidas pelo temporal, foram encaminhados para um ginásio da cidade. Equipes das secretarias de Serviços Urbanos, de Educação e de Habitação e da Defesa Civil tentam minimizar os estragos e prejuízos, de acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Pelotas, Alípio Azevedo.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, ventos fortes provocaram destelhamento de duas residências também em Santa Maria. Bagé, que geralmente sofre com a estiagem, registrou índices pluviométricos de 113 milímetros. Em Uruguaiana, os bombeiros distribuíram lonas para alguns moradores que tiveram casas danificadas.

A Polícia Rodoviária Federal do Estado informou que um bueiro rompeu no município de Capão do Leão, provocando inundações na altura do km 527 da BR-116. Os motoristas precisam passar por um desvio, dentro da cidade, para seguir viagem.

Como as regiões atingidas do Estado são na maioria metropolitanas, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio ainda não contabiliza prejuízos nas lavouras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página