Publicidade

Cotidiano
10/11/2009 - 09h54

Polícia Civil prende 14 em operação contra milícias no Rio; um é PM

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Civil prendeu 14 pessoas até as 10h desta terça-feira durante uma operação contra uma milícia conhecida como Liga da Justiça, que atua na zona oeste do Rio. Dentre os presos está um policial militar. A operação continua em andamento.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, foram expedidos 46 mandados de prisão para serem cumpridos nesta terça-feira, sendo que 13 são contra policiais militares já detidos. Os outros 32 mandados são contra pessoas ligadas a milícia comandada pelo ex-policial militar Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman.

Dos 14 suspeitos presos nesta terça-feira, alguns foram devido aos mandados e outros em flagrante. Por conta disso, a polícia não soube informar quantos mandados ainda devem ser cumpridos. Dentre os presos de hoje está o policial Ivo Matos da Costa Júnior, conhecido como Tomate, e apontado como matador. Outros dois PMs ainda são procurados.

Também já tinham sido apreendidos por volta das 10h, diversos computadores e um carro blindado.

De acordo com a polícia, a ação de hoje corresponde a conclusão da operação Têmis que teve início em maio deste ano, com a prisão do Batman. Ele estava foragido desde outubro do ano passado, quando escapou do presídio de Bangu pela porta da frente, acompanhado de dois homens vestidos de preto.

Batman foi condenado a nove anos e oito meses de prisão no dia 19 de março deste ano pelos crimes de formação de quadrilha ou bando armado. O Disque-Denúncia chegou a oferecer R$ 10.000 para quem apontasse pistas sobre o paradeiro do criminoso.

Entenda o caso

A ação desta terça é a terceira fase da operação Têmis, que visa desarticular a milícia de Campo Grande, na zona oeste do Rio. Segundo a Polícia Civil, trezentos e sessenta policiais civis e 88 delegados de várias delegacias distritais e especializadas tentam cumprir 46 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão.

Em uma das primeiras fases da operação, em junho deste ano, 39 pessoas foram presas, entre elas 21 policiais militares, três policiais civis, um bombeiro e outros 14 acusados.

Batizada de operação Têmis --a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei--, a ação visa acabar com a milícia que atua principalmente nas favelas do Barbante e Carobinha, em Campo Grande, e nos bairros Cosmos, Inhoaíba e Paciência, na zona oeste do Rio.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca