Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2002 - 14h33

Réveillon no Rio levará 2 mi à praia; SP faz festa a partir das 19h30

da Folha Online

Mais de 2 milhões de pessoas devem assistir à queima de fogos no Réveillon no Rio de Janeiro, em Copacabana, e aos shows de artistas brasileiros que acontecerão em três palcos distribuídos pela praia.

À meia noite, serão detonados 120 toneladas de fogos, que estarão em oito embarcações a 360 metros da praia. A festa custará R$ 3 milhões para a prefeitura do Rio.

Os desenhos formados pelos fogos de artifício também trazem novidades. Além de habituais corações e estrelas, este ano haverá anéis, numa alusão à conquista da cidade para ser a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Para se chegar a Copacabana, a melhor opção é o metrô. Bilhetes especiais, com horário fixo de embarque, serão vendidos até as 18h de hoje. Às 18h, não haverá mais como chegar de carro por nenhuma das 24 entradas do bairro.

Nos três palcos instalados na praia de Copacabana serão transmitidos os shows, imagens do Rio e gols das cinco Copas do Mundo em que o Brasil foi campeão (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). E, cinco segundos antes da meia-noite, será transmitido o último gol de Ronaldo no Mundial da Coréia e do Japão.

A segurança será feita por 9.000 PMs e 1.200 guardas municipais. Haverá também sete postos de atendimento médico na orla.

O Réveillon do Rio contará também com queima de fogos em Ipanema (zona sul), no aterro do Flamengo (zona sul), na Barra da Tijuca (zona oeste) e, pela primeira vez, no meio da lagoa Rodrigo de Freitas (zona sul).

Do alto do morro do Corcovado, aos pés da estátua do Cristo Redentor, 400 convidados assistirão, pela primeira vez, à queima de fogos em toda a cidade, da zona sul à zona norte. A festa, apenas para convidados, foi montada pela empresa Trem do Corcovado, que explora o caminho férreo até o alto da montanha.

São Paulo
A Prefeitura de São Paulo espera um milhão de pessoas para o Réveillon da avenida Paulista, que começa a partir das 19h30 e só termina após as 15h de amanhã (1/01), com a transmissão da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. A festa foi organizada em parceria com empresas privadas.

Oito telões e dois painéis eletrônicos instalados na avenida devem transmitir, ao vivo, a cerimônia, que ocorrerá em Brasília. Segundo a prefeita Marta Suplicy (PT), a festa será 'um presente' de São Paulo ao presidente eleito.

Estão previstos na programação shows com os cantores Tony Francis, Vanessa Jackson e Supla, um dos filhos da prefeita. Também deverão tocar na festa os grupos Pato Fu, LS Jack e Timbalada.

Os gastos com o Réveillon da av. Paulista somaram R$ 2 milhões e foram financiados pelo Banco do Brasil e pela Playcorp, empresa responsável pela organização do evento. No ano passado, por falta de patrocinadores, a capital paulista ficou sem festa de Réveillon.

Um show pirotécnico incluirá a queima de 80 mil fogos e 700 morteiros coloridos. O palco de 800 metros quadrados e cinco metros de altura conta com uma estrutura de metal de 20 metros, em forma de pirâmide rodeada por um anel. De acordo com os organizadores do evento, a estrutura simboliza a energização da cidade para a entrada em uma nova era.

Mil profissionais, entre operadores de som, luz, seguranças e médicos foram mobilizados para o show, que terá 1 milhão de watts em iluminação e outros 300 watts em som.

A avenida Paulista será patrulhada por 400 policiais militares, além de 200 seguranças particulares. Cinco ambulâncias e uma UTI Móvel estarão no local.

Salvador
Além dos shows de e Ivete Sangalo, Margareth Menezes e Gal Costa, o público de Salvador vai contar também com um show pirotécnico na virada do ano. A queima de fogos no Farol da Barra está programada para durar cerca de 15 minutos.

O ano começa na Baía de Todos os Santos com a Procissão Marítima do Bom Jesus dos Navegantes, para pedir proteção, como faziam os antigos portugueses que chegaram nas caravelas no século XVI, iniciando a tradição.

Às 8h de amanhã (1), o cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, celebra missa dando início à cerimônia da procissão. A imagem do Bom Jesus dos Navegantes será levada até a galeota onde parte em cortejo marítimo até a praia do Porto da Barra, e depois retorna à Boa Viagem.

A partir das 10h30, uma missa será celebrada na Igreja da Boa Viagem e a chegada da procissão com a imagem do Bom Jesus dos Navegantes está prevista para as 12h30.

Outra missa será celebrada às 19h30 e após este horário a festa profana toma conta da cidade. Os festejos devem terminar somente no dia 5 de janeiro.

A segurança será reforçada em Salvador entre a noite de hoje e a manhã de 1º de janeiro. Cerca de 1,738 mil PMs serão mobilizados para garantir a segurança em Salvador e também na orla dos municípios de Lauro de Freitas, Madre de Deus, Camaçari, Mata de São João, Vera Cruz, Itaparica e Salinas da Margarida.

Florianópolis
O Réveillon em Florianópolis (SC) deve reunir cerca de 200 mil pessoas na avenida Beira Mar Norte.

A festa está prevista para começar a partir das 20h. Haverá apresentação de 19 bandas. À meia-noite está programada uma queima de fogos de artifício que deve durar 15 minutos. Os fogos serão lançados de três balsas no mar e do alto de seis prédios.

A segurança será garantida por 600 policiais militares. Dois postos de saúde foram instalados no local da festa e três ambulâncias farão o transporte dos casos mais graves.

No Balneário Camboriú, são esperadas cerca de 600 mil pessoas para a festa de Ano Novo, na avenida Atlântica, onde à meia-noite também será realizado um show de fogos de artifício, lançados a partir da Ilha das Cabras, com cerca de 12 minutos de duração.

Paraná
Os balneários do litoral paranaense estão lotados e dois municípios prepararam shows pirotécnicos para a noite de hoje. Em Guaratuba, haverá queima de fogos na praia do Morro do Cristo. Em Pontal do Paraná a festa acontecerá no balneário Ipanema. A queima de fogos vai durar 15 minutos.

A partir da meia-noite haverá apresentação de um trio elétrico. Em outros balneários de Pontal também serão apresentados shows menores organizados pelos proprietários de imóveis.

Recife
A festa no Recife Antigo começa a partir das 22h, com apresentação da Orquestra Universal. À meia-noite haverá show pirotécnico com efeitos especiais e feixes de luzes em todas as ruas de acesso à praça.

Na praia de Boa Viagem, o Réveillon será comemorado com três palcos montados ao longo da orla. Haverá festejos também em outras praias da capital pernambucana.

Aracaju
Dez toneladas de fogos de artifício vão iluminar a passagem do ano na orla de Atalaia, em Aracaju (Sergipe).


No mundo
Diversas cidades do mundo reforçaram a segurança para as comemorações do Ano Novo.

Com os ataques de outubro em Bali ainda na memória, onde mais de 180 pessoas morreram, dois terços da polícia de Jacarta, capital da Indonésia, estão nas ruas vigiando lojas, centros de entrenimento, mesquitas, igrejas e instalações públicas.

Em Sydney, a polícia empregou uma segurança somente vista nos Jogos Olímpicos de 2000, proibindo carros de circular no centro comercial na tarde de hoje e bloqueando ruas onde acontece a festa da virada de ano.

No mês passado, a Austrália entrou em alerta médio de segurança depois que o governo disse ter recebido informações seguras de uma ameaça terrorista.

Em Bangcoc cerca de 5.000 policiais estarão nas ruas enquanto 500 mil tailandeses são esperados para a festa da capital do país.

Do outro lado do mundo, mais de mil policiais estarão nas ruas de Paris para supervisionar as comemorações. Carros não poderão circular próximo ao Champs Elysees, onde ser esperam mais de 300 mil pessoas.

Outras áreas sob especial segurança incluem a Torre Eiffel, estações ferroviárias, aeroportos e centros comerciais.

A segurança foi reforçada na cidade após uma série de prisões de supostos militantes islâmicos neste mês.

Na Rússia, 250 mil policiais iam inspecionar as ruas para evitar a violência e agitação entre dezenas de milhares de festeiros apesar do frio intenso.

A prefeitura de Moscou disse que o comércio não venderia bebidas alcóolicas no centro da cidade para evitar a violência, como a que atingiu o país durante a Copa do Mundo.

Na Cidade do Cabo, capital turística da África do Sul, as autoridades disseram também ter reforçado as medidas de segurança, mas afirmou não haver informações específicas de possíveis ameaças.

Londres provavelmente terá um Ano Novo sob garoa, com a Trafalgar Square -tradicional local de festas públicas- fechada para a construção de uma via.

A polícia disse que as pessoas devem ficar em sua própria região, já que no centro da cidade não há festa planejada.


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página