Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2003 - 12h16

Tradicional bolo do Bexiga, com 449 metros, marca aniversário de SP

LÍVIA MARRA
da Folha Online

O tradicional bolo do Bexiga chega a 18ª edição e, com 449 metros de extensão, marca o aniversário da cidade de São Paulo. Na receita, 1.200 quilos de farinha, 600 quilos de açúcar, 4,5 milhões de gotas de chocolate, entre outros ingredientes.

Divulgação
Confeiteiro prepara, na Escola Senai, bolos para a festa do aniversário de São Paulo, no Bexiga

O bolo, que cresce um metro a cada ano (acompanhando a idade de São Paulo), está no Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior bolo de aniversário do mundo.

Tanto trabalho, dias para a confecção, e dezenas de pessoas envolvidas. O serviço se transforma em migalhas segundos depois de ser dado o sinal para a multidão que se aglomera na rua Rui Barbosa, região central da cidade, pegar seu pedaço do doce.

Em 2002, o bolo -então com 448 metros- desapareceu em 12 segundos, mas já foi consumido em oito segundos, em outra edição. A expectativa dos organizadores para este ano é de que ele seja devorado em menos de sete segundos, batendo um novo recorde. São esperadas 5.000 pessoas.

A idéia do bolo surgiu em 1985 e envolvia apenas a comunidade, inclusive para a confecção. Este ano, o evento contou com a Escola Senai - um centro tecnológico especializado no setor alimentício- para a confecção do bolo.

O idealizador do bolo, Armando Puglisi -o Armandinho do Bexiga- já morreu. O projeto, porém, persiste. Armandinho foi fundador do "Museu Memorial do Bixiga".

Walter Taverna, presidente da Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista, não mede esforços para confeccionar, anualmente, o bolo. Vendeu seu carro, há quatro anos, para conseguir comprar ingredientes e pagar as pessoas envolvidas no trabalho.

"Peguei R$ 4.500 [com a venda do carro] na época. Era quase novo, ano 92", afirma.

"Certa vez o Armandinho disse 'estou com a idéia de fazer um bolo'. No começo começou pedindo [ajuda] para a comunidade, às vezes colocava [dinheiro] até do próprio bolso. O bolo é uma tradição, que ficou conhecido em todo o mundo [por causa do Guiness Book]. Dei prosseguimento [ao projeto] porque ajudava o Armandinho e é até uma homenagem a ele", disse Taverna.

Como faz parte da tradição, antes de devorar o bolo, participantes cantam "Parabéns a Você".

A festa, este ano, está marcada para ocorrer das 8h às 13h do dia 25, na rua Rui Barbosa (entre a Rua Conselheiro Carrão e a Praça Dom Orione). O "corte" do bolo deverá ocorrer por volta das 12h.

Sósias de artistas, palhaços, banda e escola de samba Ziriguidum devem animar o evento.

Leia mais

  • Cerca de 4,5 mi de gotas de chocolate cobrem bolo do Bexiga



  • Leia mais sobre o aniversário de São Paulo

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página