Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/01/2010 - 21h47

Técnicos do IPT avaliam riscos de novos desmoronamentos em São Luiz do Paraitinga

Publicidade

da Agência Brasil

Os técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de São Paulo estão em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, para avaliar a situação das encostas da cidade para saber se há riscos de deslizamentos de terra. A cidade foi alagada devido à chuva, que destruiu grande parte do patrimônio histórico.

Moradora de Paraitinga abriga 10 pessoas
São Luiz do Paraitinga permanece isolada; há um desaparecido
Temor de saques aflige moradores

Joel Silva / Folha Imagem
Chuva alaga a região central de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, e destrói imóveis tombados pelo patrimônio histórico
Chuva alaga a região central de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, e destrói imóveis tombados pelo patrimônio histórico

Na manhã desta segunda-feira (4), o secretário de Desenvolvimento Geraldo Alckmin esteve no local e percorreu as áreas atingidas. Ele estava acompanhado da prefeita Ana Lúcia Bilard Sicherle. "Ainda há riscos de novos desabamentos, por isso o IPT dará total apoio para avaliar a segurança estrutural das edificações antes de liberar para o retorno das famílias", disse o secretário.

As chuvas dos últimos dias provocaram cheia do rio Paraitinga, que chegou a ficar dez metros acima do nível normal e alagou 50% da cidade, causando a destruição de vários prédios do centro histórico. Os desabrigados foram levados para igrejas, casas de voluntários e pousadas da região.

Segundo o governo, cerca de 300 profissionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, agentes de saúde e geólogos estão no Vale do Paraíba, auxiliando os moradores da região atingidos pelas chuvas. Até ontem, o governo afirma que 3.520 pessoas haviam sido socorridas pelo Corpo de Bombeiros. Dois helicópteros da Polícia Militar chegaram a resgatar, entre os dias 2 e 3 de janeiro, 54 pessoas em São Luiz do Paraitinga e 13 na cidade de Cunha.

Cobertores, cestas básicas, medicamentos e material de limpeza estão sendo coletados e distribuídos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e pela Secretaria de Saúde. As doações podem ser feitas nos quartéis da Polícia Militar do Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página