Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2010 - 20h25

Após surtos de diarreia no litoral de SP, capital investiga casos

Publicidade

colaboração para a Folha Online

A Prefeitura de São Paulo informou neste sábado que, até sexta-feira (8), foram registrados quatro possíveis surtos de diarreia na cidade. Os casos ainda não foram confirmados e estão sendo investigados.

Segundo a assessoria da prefeitura, ainda não é possível determinar a região e nem quantas pessoas foram afetadas. A explicação é que os casos de diarreia não são informados individualmente, mas apenas quando duas ou mais pessoas apresentam sintomas da mesma doença contraída pelos mesmos motivos e na mesma região.

O litoral paulista está enfrentando problemas com a doença desde dezembro. De 31 de dezembro de 2009 até o dia 3 de janeiro foram registrados 780 casos de pessoas que apresentaram sintomas de virose na cidade do Guarujá (86 km de São Paulo).

A Vigilância Sanitária coletou amostras de água nas praias que registraram o maior número de casos. As amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e os resultados dos exames devem ficar prontos ainda neste mês.

Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) enviou uma nota ontem dizendo que não há qualquer problema com a qualidade da água entregue pela empresa no Guarujá. A empresa disse ainda que faz todos os meses mais de 18 mil análises em mais de 2.000 amostras coletadas em diferentes pontos do sistema de abastecimento da Baixada Santista e 1.800 análises bacteriológicas por mês, além de controlar as estações de tratamento de água.

Em Santos, de 24 a 27 de dezembro, dos 476 atendimentos médicos registrados nos três prontos-socorros municipais, 31,5% (150 casos) foram de diarreia. Já no Réveillon, os casos de diarreia aumentaram, e representaram 38% dos 546 atendimentos nos três hospitais. Ao todo, 199 pessoas foram atendidas com o problema em quatro dias.

Na nota, a Sabesp também diz que 'a virose intestinal é uma doença típica de verão, como no inverno quando crescem os casos de doenças respiratórias'.

Em janeiro de 2009, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo registrou 35 surtos de diarreia no município.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página