Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/01/2003 - 17h17

Ministro da Saúde lança campanha para teste de Aids na SPFW

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

O ministro da Saúde, Humberto Costa, lançou oficialmente hoje, na São Paulo Fashion Week, uma campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de realização do teste de Aids.

Realizada pela Coordenação Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, a campanha lança a marca "Fique Sabendo" na semana de moda de São Paulo como um pontapé inicial. Segundo os coordenadores, a idéia é tornar a campanha em movimento nacional para chamar a atenção sobre o assunto e mudar o comportamento da população com relação ao teste de Aids.

Em seu breve pronunciamento no evento, o ministro disse que o programa do Ministério da Saúde tem sido referência para o "mundo inteiro" e que a campanha "reafirma o papel da sociedade civil no combate às DSTs e Aids".

Segundo o ministro, cerca de 600 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no Brasil. Destas, apenas 200 mil sabem que têm o vírus.

"O processo de detecção não pode ser obrigatório. Deve passar pelo esclarecimento da população", disse o ministro ressaltando a importância da campanha.

Na ocasião, Costa entregou à design vencedora da marca, Márcia Velihovetchi, 22, um "cheque" de 365 preservativos. A marca foi selecionada por meio de um concurso realizado com designers de todo o país.

Paulo Borges, um dos organizadores da semana de moda, foi homenageado e aproveitou para falar sobre o papel do setor em campanhas sociais. "O lançamento desta campanha neste evento é uma demonstração do poder que a moda tem em falar para o social, falar para as pessoas",disse.

De acordo com o ministro, espera-se que a demanda pelos testes aumente de forma progressiva. A estimativa é que 4 milhões de pessoas realizem o teste este ano. Em 2002 a demanda foi de 1,8 milhão.

Campanha na moda

Os coordenadores da campanha "Fique Sabendo" pretendem atingir mais de 10 mil pessoas durante toda a semana de moda por meio de distribuição de camisetas, folhetos explicativos e uma lista de telefones e endereços dos centros de testagem em São Paulo e o telefone para quem está fora do Estado. Os testes são gratuitos.

O estande da campanha no evento também está servindo como estúdio. Modelos, atores e estilistas que passam pelo local são convidados a aderir ao "movimento", posar para fotos com a camiseta da campanha e a assinar um termo de autorização para a utilização de sua imagem em outras ações a serem

A São Paulo Fashion Week vai até amanhã, no prédio da Bienal de São Paulo, no parque do Ibirapuera.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página