Publicidade
Publicidade
31/01/2003
-
17h17
da Folha Online
O ministro da Saúde, Humberto Costa, lançou oficialmente hoje, na São Paulo Fashion Week, uma campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de realização do teste de Aids.
Realizada pela Coordenação Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, a campanha lança a marca "Fique Sabendo" na semana de moda de São Paulo como um pontapé inicial. Segundo os coordenadores, a idéia é tornar a campanha em movimento nacional para chamar a atenção sobre o assunto e mudar o comportamento da população com relação ao teste de Aids.
Em seu breve pronunciamento no evento, o ministro disse que o programa do Ministério da Saúde tem sido referência para o "mundo inteiro" e que a campanha "reafirma o papel da sociedade civil no combate às DSTs e Aids".
Segundo o ministro, cerca de 600 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no Brasil. Destas, apenas 200 mil sabem que têm o vírus.
"O processo de detecção não pode ser obrigatório. Deve passar pelo esclarecimento da população", disse o ministro ressaltando a importância da campanha.
Na ocasião, Costa entregou à design vencedora da marca, Márcia Velihovetchi, 22, um "cheque" de 365 preservativos. A marca foi selecionada por meio de um concurso realizado com designers de todo o país.
Paulo Borges, um dos organizadores da semana de moda, foi homenageado e aproveitou para falar sobre o papel do setor em campanhas sociais. "O lançamento desta campanha neste evento é uma demonstração do poder que a moda tem em falar para o social, falar para as pessoas",disse.
De acordo com o ministro, espera-se que a demanda pelos testes aumente de forma progressiva. A estimativa é que 4 milhões de pessoas realizem o teste este ano. Em 2002 a demanda foi de 1,8 milhão.
Campanha na moda
Os coordenadores da campanha "Fique Sabendo" pretendem atingir mais de 10 mil pessoas durante toda a semana de moda por meio de distribuição de camisetas, folhetos explicativos e uma lista de telefones e endereços dos centros de testagem em São Paulo e o telefone para quem está fora do Estado. Os testes são gratuitos.
O estande da campanha no evento também está servindo como estúdio. Modelos, atores e estilistas que passam pelo local são convidados a aderir ao "movimento", posar para fotos com a camiseta da campanha e a assinar um termo de autorização para a utilização de sua imagem em outras ações a serem
A São Paulo Fashion Week vai até amanhã, no prédio da Bienal de São Paulo, no parque do Ibirapuera.
Ministro da Saúde lança campanha para teste de Aids na SPFW
CARLA NASCIMENTOda Folha Online
O ministro da Saúde, Humberto Costa, lançou oficialmente hoje, na São Paulo Fashion Week, uma campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de realização do teste de Aids.
Realizada pela Coordenação Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, a campanha lança a marca "Fique Sabendo" na semana de moda de São Paulo como um pontapé inicial. Segundo os coordenadores, a idéia é tornar a campanha em movimento nacional para chamar a atenção sobre o assunto e mudar o comportamento da população com relação ao teste de Aids.
Em seu breve pronunciamento no evento, o ministro disse que o programa do Ministério da Saúde tem sido referência para o "mundo inteiro" e que a campanha "reafirma o papel da sociedade civil no combate às DSTs e Aids".
Segundo o ministro, cerca de 600 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no Brasil. Destas, apenas 200 mil sabem que têm o vírus.
"O processo de detecção não pode ser obrigatório. Deve passar pelo esclarecimento da população", disse o ministro ressaltando a importância da campanha.
Na ocasião, Costa entregou à design vencedora da marca, Márcia Velihovetchi, 22, um "cheque" de 365 preservativos. A marca foi selecionada por meio de um concurso realizado com designers de todo o país.
Paulo Borges, um dos organizadores da semana de moda, foi homenageado e aproveitou para falar sobre o papel do setor em campanhas sociais. "O lançamento desta campanha neste evento é uma demonstração do poder que a moda tem em falar para o social, falar para as pessoas",disse.
De acordo com o ministro, espera-se que a demanda pelos testes aumente de forma progressiva. A estimativa é que 4 milhões de pessoas realizem o teste este ano. Em 2002 a demanda foi de 1,8 milhão.
Campanha na moda
Os coordenadores da campanha "Fique Sabendo" pretendem atingir mais de 10 mil pessoas durante toda a semana de moda por meio de distribuição de camisetas, folhetos explicativos e uma lista de telefones e endereços dos centros de testagem em São Paulo e o telefone para quem está fora do Estado. Os testes são gratuitos.
O estande da campanha no evento também está servindo como estúdio. Modelos, atores e estilistas que passam pelo local são convidados a aderir ao "movimento", posar para fotos com a camiseta da campanha e a assinar um termo de autorização para a utilização de sua imagem em outras ações a serem
A São Paulo Fashion Week vai até amanhã, no prédio da Bienal de São Paulo, no parque do Ibirapuera.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Sem PM nas ruas, poucos comércios e ônibus voltam a funcionar em Vitória
- Sem-teto pede almoço, faz elogios e dá conselhos a Doria no centro de SP
- Ato contra aumento de tarifas termina em quebradeira e confusão no Paraná
- Doria madruga em fila de ônibus para avaliar linha e ouve reclamações
- Vídeos de moradores mostram violência em ruas do ES; veja imagens
+ Comentadas
- Alessandra Orofino: Uma coluna para Bolsonaro
- Abstinência não é a única solução, diz enfermeira que enfrentou cracolândia
+ EnviadasÍndice