Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2010 - 20h44

Rebelião em penitenciária do Paraná termina com 5 mortos e 8 feridos

Publicidade

da Folha Online

A rebelião na PCE (Penitenciária Central do Estado), em Piraquara (região metropolitana de Curitiba, PR), terminou na tarde desta sexta-feira com cinco presos mortos e oito feridos. Três agentes penitenciários mantidos reféns foram libertados sem ferimentos.

A rebelião começou por volta das 21h30 de quinta (14), quando detentos rivais das alas 7, 8 e 10 entraram em confronto e renderam funcionários e presos rivais. Segundo o governo do Estado, os rebelados começaram a se entregar por volta das 15h, depois de negociação com a polícia.

De acordo com a Polícia Militar, três dos presos morreram carbonizados; os outros dois foram atingidos pelos rivais com armas brancas. Os nomes não foram informados.

Os oito feridos foram atendidos e encaminhados a hospitais. Um deles sofreu lesões graves.

Até a noite desta sexta, os policiais ainda vistoriavam a unidade. A PM informou que houve danos, como portas de celas arrancadas.

A PCE abriga 1.600 presos e, de acordo com a polícia, cerca de 1.200 tiveram algum envolvimento na rebelião.

Reivindicações

O governo informou que os agentes foram liberados depois da promessa que alguns presos, de outros Estados, serão transferidos para unidades mais próximas às famílias. Ainda não foi informado o número de transferências ou quando ocorrerão.

Além de transferências, os presos exigiam modificação no sistema de visitas, verificação de penas e mais tempo para banho de sol.

O coronel Rodrigo Larson Carstens, da PM, informou que a polícia já investiga a denúncia que teria havido facilitação para a entrada de armas brancas no presídio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página