Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2010 - 22h30

Prefeito do RS usa ônibus da prefeitura em viagem de turismo

Publicidade

GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, em Porto Alegre

O prefeito e funcionários municipais de Barracão, no interior do Rio Grande do Sul, usaram um ônibus da Secretaria Municipal da Saúde, destinado ao transporte de pacientes, para fazer uma viagem de turismo ao litoral de Santa Catarina.

Participaram da excursão cerca de 15 pessoas, incluindo o prefeito Aparício Mendes de Figueiredo (PP) e o presidente da Câmara Municipal, Valdemar Cardoso, que dirigiu o ônibus. Ele é motorista concursado do município, de 5.400 habitantes.

A viagem à cidade de Itapema, a cerca de 400 km dali, ocorreu nos dias 3 a 10 de janeiro e só veio à tona porque uma das passageiras publicou fotos do passeio em uma página de relacionamentos na internet.

O caso provocou indignação na cidade, que fica a 426 km de Porto Alegre. O Ministério Público instaurou ontem uma investigação para apurar se o prefeito cometeu improbidade administrativa.

"Foi uma farra com o dinheiro público. É uma coisa muito grave os doentes ficarem desassistidos porque resolveram passear com o ônibus na praia. Tem que punir com rigor para servir de exemplo", disse o promotor Márcio Schenato.

Segundo ele, o prefeito e todos os participantes da viagem devem ser processados e ressarcir os cofres públicos.

Na sessão de terça-feira, vereadores aprovaram um prazo de 30 dias para o prefeito explicar quanto o município gastou e qual o interesse público da excursão. A Folha procurou o prefeito nesta quarta-feira, mas sua assessoria informou que ele só falaria na próxima semana.

Segundo a assessoria, não houve gasto de dinheiro público, "somente" o uso do ônibus. Empréstimos de veículos públicos, conforme a assessoria, já foram feitos a grupos para excursões. A reportagem não conseguiu localizar o presidente da Câmara.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página