Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2010 - 13h29

Governo lança campanha no Brasil para combater o tráfico de pessoas

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio

O Brasil vai intensificar o combate ao tráfico de pessoas, que movimenta, em todo o mundo, US$ 31,6 bilhões por ano, e que vem crescendo nos últimos anos. Para isso, o governo lançou nesta terça-feira a campanha nacional de combate ao tráfico de pessoas, que terá peças publicitárias para expor à sociedade a questão.

O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Junior, disse que as ações têm sido focadas no corte do fluxo financeiro das quadrilhas que atuam no país, que em sua maioria, têm ramificações internacionais.

"Essas quadrilhas têm um perfil empresarial. Então, se for evitado que as organizações façam uso do recurso financeiro do produto amealhado pelo crime, há um repressão qualificada. Prender e processar só não adianta mais. Precisamos é evitar que não se use o dinheiro", afirmou, em evento de lançamento da campanha, na rodoviária Novo Rio, no Rio.

Nos últimos 20 anos, a PF (Polícia Federal) instaurou 800 inquéritos, segundo Tuma Junior. O número de casos, segundo os dados da instituição, vêm subindo de forma substancial.

"Não temos especificamente uma comprovação de que subiu e que cresceram os casos de tráfico. O que temos certeza é que cresceu muito a repressão a esse tipo de crime, e isso faz aparecer mais, transparece mais", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página